21 de fevereiro de 2017

Musicoterapia BH - Recursos lúdicos e musicoterapia

                                           Grupo #musicoterapiabh terça ás 18:00


Diversos recursos lúdicos e do brincar, assim como TODAS as demais formas de expressão do ser - ARTES - DANÇA e DRAMATIZAÇÃO - fazem parte das interações que acontecem no  espaço #musicoterapiabh.

Estas atividades visam a aquisição de competências motoras, cognitivas e interpessoais dentro da demanda de cada paciente e serão adaptadas para este fim. 

Claro que a Música é utilizada em todas as interações e este recurso será o eixo mestre sobre o qual todas as demais peças irão se articular.

Na musicoterapia a MÚSICA acontece de forma ATIVA promovendo a interação e potencializando os ganhos globais. O SOM se torna uma potência  que se desloca no espaço,  atingindo o ser de forma multisensorial (ele ouve, vê e toca), estimulando áreas distintas do sistema nervoso central (andamento, timbres,etc). TIBÚRCIO 2008

Então acontece assim:

A menina chega e para o atendimento de musicoterapia e diz:
 _ Eu quero massinha !
A Musicoterapeuta abre um sorriso de satisfação e responde:
_ Ótimo, vamos pegar o violão!




 Se você  assistiu ao vídeo notou que o pandeiro deixado "á deriva" de forma proposital foi um convite irresistível! A música é assim, nos toca e motiva!

Faz parte das atribuições do musicoterapeuta orientar os demais profissioanais da saúde e educação sobre um uso mais criativo e consistente da música e seus elementos nos processos clínicos e educacionais. Saiba mais AQUI

Musicoterapia BH promove OFICINA (para pais e profissionais) e WORKSHOP (para estudantes e profissionais das áreas da saúde e da educação) durante todo o ano em um espaço onde sua musicalidade vai aflorar, mesmo que jamais tenha aprendido nada de música!

Lembramos que para se tornar um musicoterapeuta você precisa de uma formação diferenciada, bem amis consistente, então se quer se tornar um musicoterapeuta saiba mais no site da UBAM - União brasileira das Associações de Musicoterapia.




Referencias:
TIBÚRCIO, S.P. Musicoterapia e Paralisia Cerebral. .In: FONSECA, Luiz F,; LIMA, Cesar L.A. (Org.). Paralisia Cerebral, Neurologia, Ortopedia e Reabilitação. 2 ed. São Paulo: MedBook. 2008.

Blog: www.musicoterapiabh.com.br

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.