Musicoterapia BH - Quem vem pegar um foguinho hoje?
*Algumas famílias que moram fora da cidade e visitam o espaço Musicoterapia BH, dentro do que é possível para a agenda da criança e da família.
Confesso que não achava que essa condição poderia ser muito interessante... Mas acredite: este trabalho pode, sim, gerar ganhos
para todos os envolvidos:
CRIANÇA!
FAMÍLIA!
MUSICOTERAPEUTA!
DEMAIS TERAPEUTAS, MÉDICOS E PROFESSORES!
A musicoterapia é uma formação de nível superior e
apresenta uma validade e um reconhecimento crescente nos quadros em que a
comunicação verbal se encontra alterada. Essa abordagem poderá estimular e ampliar as habilidades lúdicas da criança através de vivências musicais
devidamente conduzidas. Esse estímulo favorece e potencializa o desenvolvimento
de competências nos domínios motor, cognitivo, social, afetivo, emocional, linguístico, comunicacional, entre outros (ILARI, 2003).
As experiências
lúdicas e sensório-motoras permitem que criança compreenda o mundo ao seu redor, e a música amplia o universo infantil, trazendo mais uma possibilidade de
experimentação criativa, de aprendizado e de desenvolvimento (ILARI, 2003). A
natureza multifocal dos estímulos musicais vem sendo comprovada pelos estudos
acima citados e conquista a comprovação de seus efeitos positivos, como recurso
para promover o desenvolvimento global da criança.
ILARI, B.S.A
música e o cérebro: Algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação
musical. Revista da ABEM, Porto
Alegre, v.9, p.3-14, 2003.
Hoje vamos falar das crianças que não podem participar de atendimentos semanais do #musicaparacrescerbh.
A participação semanal é a frequência usual em todos os processos terapêuticos, mas, quando isso não é possível, podemos adaptar. Assim, os atendimentos acontecem de acordo com a realidade do paciente e da família. Mesmo assim, podem ser alcançados muitos ganhos! Hoje podemos nos comunicar por vídeos e fazer orientações e supervisão via Skype, lado mais que bom da tecnologia!!! Então, segue a linda história de amor: #musicoterapiabh e Léo!
#peripeciassonoras do Léo
Primeira sessão: avaliação e orientação dos pais -
23 de julho de 2017 Léo chegou para a musicoterapia encaminhado pelo neuropediatra. Ele sabe que esse atendimento pode gerar bons frutos. Ele também é antenado: percebeu que o menino era movido a música! Foram traçados objetivos, e os pais autorizaram a filmagem, que seria enviada para a família pelo canal #musicoterapiabh, no YouTube, e disponibilizada para demais terapeutas e escola.
30 de agosto de 2017 A sessão gira em trono do interesse da criança! Perceber as partes do corpo — e principalmente a mão — favorece a atenção viso-motora.
25 de novembro de 2017 A mãe, o pai e a fonoaudióloga do Léo participaram do workshop PRESENCIAL no espaço Musicoterapia BH. Assim, a música vai fazer parte de forma consistente na rotina da criança!
Workshop Imagem, Música e Ação. Saiba como participar AQUI
17 de fevereiro de 2018 Números! Atenção! Vamos trabalhar tudo isso de forma concreta e estimulando a propriocepção.
15 de abril de 2018
Em praticamente todas as sessões, além de ter acesso às filmagens, a
família também entra e participa do final da sessão!
Assim, voltam para casa com mais uma forma de estimular, brincar e curtir a sua criança!
Este clipe virou presente do #musicoterapiabh para as mamães em maio de 2018.
A brincadeira de nossa autoria é sucesso garantido com todos!!!
Pode apostar!!! Experimente!
12 de junho de 2018 Esta sessão está em quatro blocos, para registrar o avanço desse menino!!!!
Parte 1 - Relembrando atividades que já faziam
parte do repertório da sessão da criança e que
os pais aprenderam e realizaram:
Parte 2 - Explorando as sonoridades e as vocalizações:
Explorando as habilidades de imitação e de planejamento motor, e um momento LÚDICO para a terapeuta, pois a fofurice dessa criança é IRRESISTÍVELLLLLLLLLLLL! Então a gente não aguente e abraça! Beija! Faz carinho! Ainda bem que eu sou terapeuta no BRASILLLLL!
Parte 3 - Boca de "O" tem que ser bem feita!
-----Uma boca de "O" bem linda faz a maior diferença! As vogais estão aos montes em todas as palavras, então vamos cantar e prestar bastante atenção na forma como usamos a boca! Usamos o piano o "espelho-partitura", um espelho colocado bem em frente da criança, para ela observar. O recurso está descrito no capítulo Musicoterapia e Paralisia Cerebral, em TIBÚRCIO, Simone P. Musicoterapia e paralisia cerebral. In: FONSECA, Luiz F,;LIMA, Cesar L.A.(Org.). Paralisia cerebral, neuroligia, ortopedia e reabilitação. 2ª Edição. MedBook.2008.Pag. 569)
Foi utilizado apoio visual com o material MultiGestos.
Espelho-partitura
Parte 4 - Olha como o Léo CRESCEU!!!! Que menino FORTE!!!!
Toda criança precisa ser apreciada!
Quem se lembra da pirâmide de Maslow, o autor que escreveu sobre as necessidades humanas básicas?
Pode acreditar: SER APRECIADO é uma necessidade BÁSICA!
Saiba ainda o mais importante: ter essa necessidade atendida é um santo remédio!!!
Estamos praticamente completando um ano de processo!
Foram encontros esporádicos, mas as trocas com a família (irmãzona TOP - mamãe chata TOP - papai que toca em casa TOP - vovô neuro TOP) , com os demais profissionais da saúde (TODOS TOP TOP TOP), com a escola e natação (TOP TOP TOP) geraram ótimos frutos!!!
Aqui uma atividade baseada na Neurologic Music Therapy - DSLM, para trabalhar Eixo Semântico e Pragmático, diminuindo o tempo de resposta, aumentando a atenção e evocando respostas com perguntas indiretas:
Todos os avanços alcançados devem-se a uma somatória de fatores: potencial genético favorável, estrutura familiar e social, nutrição, estimulação global... mas, quando avançamos, também ganhamos novos desafios...
Quem percebeu que o menino esteve sempre querendo saber o que
vinha depois, durante essa última sessão? O avanço na
cognição traz sempre novos e lindos desafios!
Está na hora de trabalhar a PRESENÇA! Estar tranquilo e focado desfrutando do aqui e agora!
Vamos orientar a mamãe! Ansiedade é bichinho que rói e rói!
Mas por que o post recebeu o nome Quem vem pegar um foguinho hoje? Porque, ao enviar este último vídeo de sessão, a mamãe do Léo nos passou este feedback positivo:
Este "foguinho" vai e vem e recarrega a nossa pilha! Nos dá a certeza de que estamos sempre no lugar certo e com as pessoas certas!!! Nosso sentimento é o da GRATIDÃO, por podermos fazer o que amamos da melhor forma possível!
Musicoterapia BH: 30 anos de atuação na área da neuroreabilitação através da música.
Simone... Nunca poderemos agradecer e admirar o suficiente o seu trabalho e, principalmente o seu carinho com nossa família, principalmente com o Leonardo. Graças a Deus e a todos os profissionais que nos ajudam nessa caminhada, o Leo vem apresentando uma melhora nítida. Que você continue sendo sempre essa pessoa iluminada e uma fonte importante do nosso "foguinho". Nossa gratidão não pode ser traduzida em palavras. Ate a próxima sessão !! Grande abraço
Rubens Hurtado (e acredito que falo em nome da Raquel, da Carol e do Leo também!!)
Simone Presotti Tibúrcio é Psicóloga formada pela PUC/Minas 1988 (CRP04 8052) e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem - Pós Graduada pela FAMIH/BH – 1998.
Graduada em Música pela UFMG - Bacharelado em Música com Habilitação em Musicoterapia ESMU - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Certificação em Musicoterapia Neurológica pela Robert F. Unkefer – Colorado – EUA. Aprofundamento no Modelo Benenzon pela Fundação Benenzon de Buenos Aires - Argentina (Nível 1).
Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e orientação familiar. No espaço Musicoterapia BH atende semanalmente pessoas de todas as faixas etárias para o trabalho de musicoterapia. Pioneira no trabalho de Musicoterapia em Minas Gerais, Estado onde atua desde 1988. Fundou, em Belo Horizonte, a AMT- MG / Associação de Musicoterapia de Minas Gerais, na qual fez parte de vários cargos e organizou eventos para divulgação do tema no período de 2001 a 2011.
Autora de artigos e capítulos em livros sobre Musicoterapia e Reabilitação Neurológica publicados em vários idiomas e palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Coordena os projetos: 1- Música para Crescer - com grupos inclusivos de estimulação pela música para crianças de 0 a 6 anos e seus pais e cuidadores. 2- Musicando a Escola – IMEPE, com crianças e adultos desde 2007, desenvolvendo trabalho de Musicoterapia Escolar. 3- Mães que cantam, encantam - trabalho gratuito desenvolvido com mães de crianças e adolescentes com necessidade especial em parceria com o projeto Cuidando de Quem Cuida e No Mundinho Azul.
Musicista profissional (OMB-14.810), toca vários instrumentos e compõe de forma livre e divertida.
Co- autora do livro e CD – Caracol e Cia que associa grafismo e música para a estimulação infantil.
Expert da Eduk, autora do curso Brincadeiras Educativas e do Blog Musicoterapia BH.
Coordena o Workshop Musicoterapia BH - Práticas sonoras e musicais e demais oficinas, que ministra regularmente em seu espaço com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da saúde e da educação com recurso criativos e consistentes sobre o uso da música.
Consultora e supervisora de projetos relacionados ao uso da música nas áreas da saúde e da educação.
Simone... Nunca poderemos agradecer e admirar o suficiente o seu trabalho e, principalmente o seu carinho com nossa família, principalmente com o Leonardo. Graças a Deus e a todos os profissionais que nos ajudam nessa caminhada, o Leo vem apresentando uma melhora nítida. Que você continue sendo sempre essa pessoa iluminada e uma fonte importante do nosso "foguinho". Nossa gratidão não pode ser traduzida em palavras. Ate a próxima sessão !!
ResponderExcluirGrande abraço
Rubens Hurtado (e acredito que falo em nome da Raquel, da Carol e do Leo também!!)