17 de fevereiro de 2019

Musicoterapia BH - Como se tornar um musicoterapeuta?


*A profissão de Musicoterapeuta está inscrita no Código Brasileiro de Ocupações (CBO) com o número 2263-05 e pertence ao grupo das Terapias Criativas. 

Para se tornar um profissional da área, é preciso realizar uma formação em uma instituição de ensino superior que tenha o curso de graduação ou pós-graduação específico de Musicoterapia, com reconhecimento do MEC.

No espaço Musicoterapia BH são oferecidos eventos presenciais, workshops e oficinas com foco na prática sonora e musical, para familiares e profissionais das áreas da saúde e educação, que NÃO habilitam o aluno a atuar como MUSICOTERAPEUTA!

Os eventos ampliam a visão da população geral sobre um uso mais criativo e seguro da música e de seus elementos — afinal, a MÚSICA faz parte da VIDA!

Mas cuidado ao se inscrever: você pode se apaixonar pelo tema e acabar querendo se tornar um GRADUADO na área...

Foi o que aconteceu com a Tatiana Batista, que já era graduada em psicologia e, depois de conhecer o tema e participar de oficinas e dos workshops do #musicoterapiabh, foi para a UFMG fazer graduação em musicoterapia! A Taty (https://www.facebook.com/taty.batista.9) pode falar mais sobre seu percurso para você!

Já a Germana Campos, que era estudante de arquitetura e musicista, depois de participar de muitos eventos e ter contato com a profissão, não teve dúvidas: abandonou a arquitetura e estreia como caloura na UFMG na turma de 2019-1! Por aqui, ficamos na torcida de que você se torne muito realizada, querida Gê, e que você e o Rafael continuem sempre por perto do Musicoterapia BH! Vamos acompanhar: https://www.facebook.com/profile.php?id=100002147478718&ref=br_rs.

Também passaram por aqui muitos outros colegas, hoje pós-graduados em musicoterapia!

Para quem é musicoterapeuta, fica a dica: eventos como esses contribuem, sim, para aumentar o número de futuros profissionais habilitados! E Nós sabemos o quanto é importante aumentar esse número! 

Do espaço Musicoterapia BH ninguém sai pensando que já é musicoterapeuta porque fez um evento de 4 horas. Aliás, a turma sai sabendo que a formação vai para além da titulação específica — e que requer atualização consistente e muita experiência prática! 

Quer saber ainda mais? No fim do post há um link para nossa entrevista no blog da jornalista e fotógrafa Raquel Mendes! Confira! E obrigada, Raquel!

AGENDA: 


15/03 - Oficina para TODOS os interessados em usar a música na estimulação infantil!

                                            QUERO ME INSCREVER AGORA!


Essa oficina de PRÁTICAS visa a ampliar os conhecimentos a respeito do uso da música, para estimular crianças que apresentem TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), Síndrome de Down e outras intercorrências. São apresentados vários recursos práticos a partir dos conhecimentos da neurociência e da musicoterapia.

      Poderão participar:


      1- Familiares de pessoas que estão motivadas a alcançar mais recursos para estimular suas crianças.


      2- Profissionais ou estudantes das áreas da Saúde ou da Educação: professoras, pedagogas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais...


Você sabia que muitas de nossas crianças apresentam problemas de conectividade entre a parte do cérebro que expressa afeto e as partes que se relacionam com sensação, padrões motores e formação de símbolos?


TURMA JANEIRO 2019


DEPOIMENTO:


Obrigada Marissandra


Mais importante que o brinquedo é a BRINCADEIRA!

Muitas vezes a comunicação entre a criança e o adulto não é favorecida, pois há falta de sincronia. As intervenções não verbais podem ampliar essa comunicação, aumentando a conectividade a partir do interesse da criança. Abrir ciclos de comunicação envolve metalinguagem e uma estratégia eficiente a partir do afeto, do corpo, do sonoro, para fortalecer a conectividade — HIGH AFFECT!

Vamos demonstrar, através de vídeos e casos clínicos, o quanto a musicoterapia pode potencializar a aquisição de competências motoras, cognitivas e interpessoais de nossas crianças.

Os participantes aprenderão, de forma prática e dinâmica, várias atividades sonoras e musicais que poderão ser utilizadas nos contextos de estimulação familiar, clínica ou educacional. Serão apresentadas muitas formas de usar a música como motivação para o aprendizado de conteúdo pedagógico, para atividades da vida diária e para a percepção e aceitação de limites educativos.

Não é necessário conhecimento musical. As turmas recebem apenas dez participantes — assim, todos podem experimentar e descobrir sua musicalidade, para aprender a usá-la de forma simples, divertida e eficiente.


A oficina acontece em um consultório de musicoterapia equipado com instrumentos variados e repleto de dicas criativas para você usar com as crianças, com vários objetivos.

LOCAL: Espaço Musicoteraopia BH - Av. Mário Werneck 2170, Buritis. Salas 804 e 805.

VALOR: R$150,00 – 
INCLUSO material sonoro, que será encaminhado via WhatsApp!


ENTREVISTA Musicoterapia BH para o Blog da Raquel Mendes!
        A música como aliada no tratamento de problemas de saúde!


Mt. Simone Presotti Tibúrcio
 Psicóloga – CRP 04/ 8052
 Musicoterapeuta – CBO 2263-05
Musicista – OMB 14.810
Felloship Neurologic Music Therapy
   (R. F. Unkefer/Colorado)
Blog Musicoterapia BH:
Post sobre o Música para CRESCER:
LOJA VIRTUAL EVENTOS:
LOJA VIRTUAL PRODUTOS:
ARTIGO:




ATENÇÃO: WORKSHOPS, CURSOS E OFICINAS OFERECIDOS NO ESPAÇO #musicoterapiabh OU EM QUALQUER OUTRO LOCAL NÃO TITULAM OU HABILITAM PARA A ATUAÇÃO COMO MUSICOTERAPEUTA.
A MUSICOTERAPIA É UMA FORMAÇÃO QUE ACONTECE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO OFERECIDOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR RECONHECIDAS PELO MEC.
PARA SE TORNAR UM MUSICOTERAPEUTA, CONSULTE MAIS INFORMAÇÕES NA UBAM - UNIÃO BRASILEIRA DE MUSICOTERAPIA: 
https://www.facebook.com/ubam.musicoterapi.


Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.