17 de fevereiro de 2019

Musicoterapia BH - Como se tornar um Musicoterapeuta?


A profissão de Musicoterapeuta está inscrita no Código Brasileiro de Ocupações - CBO com o número 2263-05 e pertence ao grupo das Terapias Criativas. 

Para se tornar um profissional da área é preciso realizar uma formação em uma instituição de ensino superior que tenha o curso de Graduação ou Pós graduação específico de Musicoterapia com reconhecimento pelo MEC.

No espaço Musicoterapia BH são oferecidos eventos presenciais: Workshop e Oficinas com foco na prática sonora e musical para familiares e profissionais das áreas da saúde e educação e NÃO habilitam a atuar como MUSICOTERAPEUTA!

Os eventos ampliam a visão da população geral sobre um uso mais criativo e seguro da música e seus elementos, afinal a MÚSICA faz parte da VIDA!

Mas cuidado ao se inscrever, você pode se apaixonar pelo tema e acabar querendo se tornar um GRADUADO na área...

Foi o que aconteceu com a Tatiana Batista  que já era graduada em Psicologia e depois de conhecer o tema e participar de oficinas e workshop #musicoterapiabh foi para a UFMG fazer a graduação em Musicoterapia! A Taty https://www.facebook.com/taty.batista.9 pode te falar mais sobre seu percurso!

Já a Germana Campos, que era estudante de Arquitetura e musicista, depois de participar de muitos eventos e ter contato com a profissão não teve dúvidas, abandonou a arquitetura e estréia como caloura na UFMG na turma de 2019-1! Por aqui ficamos na torcida de que se torne muito realizada querida Gê e que você e o Rafael continuem sempre por perto do Musicoterapia BH! Vamos acompanhar https://www.facebook.com/profile.php?id=100002147478718&ref=br_rs

Também passaram por aqui muitos outros colegas, hoje pós graduados em Musicoterapia!

Para que é Musicoterapeuta fica a dica, eventos como estes contribuem sim, para aumentar o número de futuros profissionais habilitados! Nós sabemos que é importante aumentar este número! 

Do espaço Musicoterapia BH ninguém sai pensando que já é Musicoterapeuta só porque fez um evento de 4 horas. Aliás a turma sai é sabendo que a formação vai ainda mais além da titulação específica eque requer atualização consistente e também muita experiência prática! 

Quer saber ainda mais! No fim do post tem o link para nossa entrevista para o Blog da Jornalista e fotógrafa Raquel Mendes, confira! Obrigada Raquel! Raquel!

AGENDA: 


15/03 Oficina para TODOS os interessados a usar a Música na Estimulação Infantil!

                                            QUERO ME INSCREVER AGORA!


Esta oficina de PRÁTICAS visa ampliar o conhecimentos sobre o uso da música para estimular as crianças que apresentam TEA - Transtorno do Espectro do Autismo, Síndrome de Down e outras intercorrências. São apresentadas vários recursos práticos a partir dos conhecimentos da neurociências e musicoterapia.

      Poderão participar:


      1- Familiares de pessoas que estão o motivadas a alcançar mais recursos para estimular suas crianças.

      2- Profissionais ou estudantes das áreas da saúde ou da educação: Professoras, Pedagogas, Fonoaudiólogas, Terapeutas Ocupacionais...

Você sabia que muitas de nossas crianças apresentam problemas de conectividade entre a parte do cérebro que expressa afeto e as partes que têm a ver com sensação, padrões motores e formação de símbolos.


TURMA JANEIRO 2019


DEPOIMENTO:


Obrigada Marissandra


Mais importante que o brinquedo é a BRINCADEIRA!

 Muitas vezes a comunicação entre a criança e o adulto não é favorecida pois há falta de sincronia... As intervenções não verbais  podem  ampliar esta comunicação aumentando a conectividade a partir do interesse da criança. Abrir ciclos de comunicação envolve meta linguagem e uma estratégia eficiente é partir do afeto, do corpo, do sonoro para fortalecer a conectividade -HIGH AFFECT!

 Vamos demonstrar, através de vídeos e casos clínicos o quanto a Musicoterapia pode fazer para potencializar a aquisição de competências motoras, cognitivas e interpessoais de nossas crianças.

 Os participantes irão aprender de forma prática e dinâmica várias atividades sonoras e musicais que poderão ser utilizadas nos contextos de estimulação familiar, clínica ou educacional. Serão apresentadas muitas formas de usar a música como motivação para o aprendizado de conteúdo pedagógico, atividades da vida diária e para a percepção e aceitação de limites educativos.

 Não é necessário conhecimento musical, as turmas recebem apenas dez participantes, assim todos podem experimentar e descobrir a sua musicalidade para aprender a usar este recurso de forma simples, divertida e eficiente.


 A oficina acontece em um consultório de Musicoterapia equipado com instrumentos variados e repletos de dicas criativas para você usar com as crianças e com vários objetivos.

LOCAL: Espaço Musicoteraopia BH - Av. Mário Werneck 2170. Buritis. Sala 804 e 805.

VALOR: R$150,00 –
INCLUSO - Material sonoro será encaminhado via whatapp!


ENTREVISTA Musicoterapia BH para o Blog da Raquel Mendes!
        A música como aliada no tratamento de problemas de saúde!


Mt. Simone Presotti Tibúrcio
 Psicóloga – CRP 04/ 8052
 Musicoterapeuta – CBO 2263-05
Musicista – OMB 14.810
Felloship Neurologic Music Therapy
   (R. F. Unkefer/Colorado)
Blog Musicoterapia BH:
http://www.musicoterapiabh.com.br
Post sobre o Música para CRESCER:
http://www.musicoterapiabh.com.br/2015/07/musicoterapia-bh-musica-para-crescer.html
LOJA VIRTUAL EVENTOS:
http://www.simonepresotti.iluria.com/presencial-ct-fa4e5
LOJA VIRTUAL PRODUTOS:
ARTIGO:
http://galeriaaut.com.br/2014/a-musica-associada-a-imagem-no-tratamento-de-autistas/




ATENÇÃO: WORKSHOP, CURSOS E OFICINAS OFERECIDOS NO ESPAÇO #musicoterapiabh OU EM QUALQUER OUTRO LOCAL NÃO TITULAM OU HABILITAM PARA A ATUAÇÃO COMO MUSICOTERAPEUTA.
A MUSICOTERAPIA É UMA FORMAÇÃO QUE ACONTECE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO OU PÓS GRADUAÇÃO OFERECIDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR RECONHECIDAS PELO MEC.
PARA SE TORNAR UM MUSICOTERAPEUTA CONSULTE MAIS INFORMAÇÕES NA UBAM - União Brasileira de Associações de Musicoterapia . 
https://www.facebook.com/ubam.musicoterapi


Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.