14 de junho de 2018

Musicoterapia BH - Música para CRESCER com Música e GRAFISMO





Música para Crescer é um programa de estimulação  infantil que usa a música e seus elementos para potencializar a aquisição de competências MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS.

 São utilizadas atividades com o som, o corpo, os instrumentos musicais, a dramatização e a música
 para criar interações irresistíveis! 

Hoje vamos falar sobre o uso da Música associada ao GRAFISMO, isto é, o uso de desenhos e demais representações gráficas feitas em tempo real
 e de forma conjunta com o paciente.




Neste processo a música é usada como apoio para a interação
 e se torna uma forma importante de manter a atenção da criança.

O tema interessa muito a todos os profissionais da saúde e educação e foi apresentado em WORKSHOP#musicoterapiabh PRESENCIAL que aconteceu na cidade de Goiânia. 




#musicoterapiabh - Simone Presotti Tibúrcio - foi uma das convidadas pelos estudantes de Musicoterapia para o evento Nacional - Encontro Nacional dos Estudantes de Musicoterapia. Você pode ler o artigo completo sobre o trabalho, ele está na página 300 da LEIA AQUI A REVISTA BRASILEIRA DE MUSICOTERAPIA Revista Brasileira de Musicoterapia:



Mas como acontece o uso deste recurso na hora da interação clínica? 
com quais objetivos podemos usar este recurso que encanta crianças, jovens e adultos pois pode ser adaptado a vários temas de acordo com o interesse de seu paciente? 

Para aprofundar no assunto e aprender de forma prática e personalizada você pode participar de nossos Workshops PRESENCIAIS ou mesmo receber uma SUPERVISÃO PRESENCIAL ou via SKYPE: 



Turma de 10 participantes no espaço #musicoterapiabh 


Mas para ver um pouco de uso deste recurso no contexto clínico seguem alguns vídeos: 

#peripeciassonoras do G.

G é um menino lindo e muito ativo! Ele começou a participar do #musicaparacrescer em março de 2018 e seus objetivos com o processo são ampliar suas habilidades de interagir e de manter o contato visual. Quando alcançar estas competências acreditamos que ele irá apresentar maior interesse para estabelecer estratégias comunicativas (GESTOS, SONS E FALA) ampliando sua linguagem. 

G participa de sessões em grupo com junto com a sua mãe, de sessões com outras crianças e também de sessões individuais (somente ele e a terapeuta) de forma intercalada e seguindo as necessidades do processo.

Vamos ver como acontece a #musicoterapiabh do G?!

Vídeo 1 - Neste CLIP você pode ver todas as turmas do #musicoterapiabh de Maio de 2018! O CLIP foi uma homenagem para o dia das mães! No tempo 0:38 você pode ver o nosso menino G explorando o violão: 

                                             
                                                  CLIP #musicaparacrescer #musicoterapiabh 
                                                                        Dia das Mães 2018

Vídeo 2 - Neste CLIP você vai ver uma sessão individual! O vídeo mostrar:

1- como começa a sessão a partir de interação que envolve música e estímulo proprioceptivo a fim de regular a criança.

2 - músicas #musicaparacrescer para organização de postura e respiração, para as quais G já apresenta feedback de resposta de imitação e antecipação de gestos. 

3 - música associada ao grafismo, atividade específica para o programa de G que visa trabalhar a PERCEPÇÃO de outro, os TURNOS da comunicação, a Atenção, o uso dos pronomes pessoais e também estimulado a iniciar sua representação do mundo através do desenho! (Todo conteúdo teórico esta na Revista Brasileira de Musicoterapia, já citada acima). 

4- a sessão encerra sempre com uma canção do “Tchau, tchau” que organiza para a hora da partida, que pode ser bem difícil para a criança!

                             
                                                     14 de junho de 2018
     

Vídeo 3 -  Neste CLIP você vai ver mais uma sessão individual, na verdade ela é anterior a apresentada no Vídeo 2 e aconteceu dia 07 de junho de 2018. 


Esta foi a sessão inicial do trabalho com uso da música e grafismo com o pequeno G e não foi nada fácil para o nosso menino  aceitar alternar o uso do material gráfico com a terapeuta durante a atividade... 

Houve choro e descarga motora, mas ao mesmo tempo o interesse pela música e sua gratificação auditiva aliviava a dificuldade e G foi capaz de alternar com a terapeuta, trabalhando a atenção compartilhada e fazendo um treino de troca de TURNOS, mesmo que ainda muito simples. 

Ao lidar com a frustração a criança desenvolve competências importantes para seu amadurecimentos neuropsicológico. Algumas substâncias inerentes ao funcionamento bioquímico e da produção de neurotransmissores estão relacionados com a experiência humana de suportar a "catecolamina". 

Você nunca ouviu falar este nome? Mas pode acreditar, você também já sofreu com este substância e graças a esta experiência foi capaz de sair da fase inicial de todo SER HUMANO ---- EGOCENTRISMO---- Por este motivo você acabou desenvolvendo resiliência e EMPATIA, tornando-se um adulto ADULTO! 



                                                             07 de junho de 2018

Vídeo 4 - Neste CLIP você vai ver ao encerramento da mesma sessão anterior, (se estiver seguindo o post). O vídeo mostra o fechamento da sessão de 14 de junho de 2018 e certifica que o menino G acabou a sessão bem, mesmo depois do chororô...

G até foi fundo nesta exploração sonora ao piano com a atividade da "Dança das Borboletas" #musicoterapiabh ao som da composição Pizzicato - Léo Delibes (1836 - 1891)  . Ele foi capaz de demonstrar estar atento ao que estava ouvindo interagindo com o andamento e dinâmica dentro de suas possibilidades motoras e cognitivas. 


                                     07 de junho de 2018 - ENCERRAMENTO da sessão!




Quer estudar um pouco sobre o assunto CATECOLAMINA?
 Segue a palestra do Dr. Ivan Capelatto


Segue o livro do mesmo autor:
                                                       Livro esta no sbmarino

                                    Pizzicato - Léo Delibes (1836 - 1891) 

   
Vamos acompanhar as produções
 gráficas resultantes das interações 
que você assistiu no vídeo?


07/06/2018

                                                               14/06/2018
                                      1-

Mas o que é o Música para CRESCER Musicoterapia BH? 


            

                                        Bases teóricas do programa:  
         
         O  programa Música para CRESCER - Musicoterapia BH tem aspectos congruentes aos modelos mais atuais sobre estimulação infantil (DIRFloortimeSon Rise e Hanen) Mas paresenta especificidades originais de nossa trajetória e par´tica de mais de 28 anos de atuação efetiva com crianças e adolescentesNossa abordagem, assim como nos modelos citados, esta totalmente embasada no desenvolvimento funcional infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e também a sua forma particular de se relacionar com seu entorno. 

         O projeto Música para CRESCER - Musicoterapia BH é um programa de estimulação infantil através da música e seus elementos e pode acontecer em sessões individuais ou em grupo com a participação das mães. O objetivo é estimular as bases para o desenvolvimento de competências MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS de forma global e abrangente.  

      Nossos objetivos durantes as interações sonoras e musicais visam:

1. Estabelecer entre a criança, adulto e espaço físico (inclui sala e instrumentos) uma sinergia que crie um ambiente acolhedor a fim de a criança se sinta aceita e acolhida.

2.     Deixar que a espontaneidade da criança direcione as interações sonoras e musicais que serão acolhidas e ampliadas pelo terapeuta com os desafios pertinentes para a etapa do desenvolvimento da criança e também com outros objetivos específicos para cada caso. 






    POST AGENDA MSUCIOTERAPIA BH: 


                               SAIBA DE TUDO QUE VAI ROLAR NO ESPAÇO MUSICOTERAPIA BH












Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.