1 de fevereiro de 2017

Musicoterapia BH - WORKSHOP para profissionais da saúde e educação.

                 
         Nosso espaço em BH, realiza bimestralmente um WORKSHOP com oito horas de duração, para profissionais e estudantes da áreas da saúde e da educação que consideram importante saber mais sobre estes recursos espontaneamente usados para motivar o SER:

SOM - MÚSICA - MOVIMENTO 
      No trabalho com crianças, jovens, adultos e iodosos as profissionais da saúde - - fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e pediatras - e da educação - educador físico, professoras de todas as séries e pedagogas, normalmente lançam mão destes recursos para motivar seus pacientes e alunos.

        Sabemos que a formação acadêmica não supre as necessidades e para a atuação do ponto de vista prático, principalmente no que se refere ao uso dos recurso musicais em nenhuma destas formações. 
         
         A Música faz parte das relações interpessoais e é usada por todos e em todas as situações.  Acreditamos que seja de grande importância saber mais sobre o assunto, principalmente na atualidade, quando estudos acadêmicos apontam para o grande impacto da música  para neuropsicologia.

        Nestas oito horas preciosas recebemos somente dez participantes a cada edição do workshop!


                                           Veja todas as fotos e turmas AQUI
        
       Queremos que você se sinta acolhido e direcionado para descobrir a sua musicalidade, mesmo que jamais tenha aprendido a "tocar um instrumento" ou se considere particularmente "desafinado" e sem "ritmo", nós estaremos facilitando e tornando esta tarefa um agradável encontro! 

          Mas quais outro benefícios você terá, afinal você não quer se tornar cantor, estudar música ou qualquer outra coisa... 

         Pode acreditar, depois destas oitos horas divertidas você descobrir novas formas de usar estes recursos em sua prática profissional com muito mais criatividade, consistência e persuasão (sim, seu convite para as atividades sonoras e musicais com seus alunos e pacientes se tornarão irresistíveis!).

                                     Saiba a próxima data e se inscreva por AQUI
               
OBJETIVO: Instrumentalizar profissionais das áreas de saúde e educação com recursos práticos que poderão ser incorporados às atividades dentro de seu campo de atuação. As atividades propostas abrangem populações de todas as idades, com desenvolvimento típico ou para o trabalho junto às pessoas com necessidades especiais. Serão abordados aspectos sobre neurofisiologia da música, conceitos da percepção e integração do estímulo sonoro musical e desenvolvimento humano. As atividades propostas poderão der utilizadas no atendimento clínico e pedagógico.

                                          Você vai continuar cantanfdo o "sapo não lava o pé"?

          Além de ampliar a sua prática, o profissional que participa passa também a conhecer o grande potencial da Musicoterapia, passando a reconhecer quando é importante encaminhar um paciente para este tratamento, que vai muito além de usar as atividades sonoras e musicais. 
         
          Reforçamos que este evento não titula musicoterapeutas ou autoriza a usar esta nomenclatura enquanto técnica ou abordagem. Para se tornar um Musicoterapeuta você encontra informações no site da  União Brasileira das Associações de Musicoterapia - UBAM.

         A Musicoterapia esta descrita no CBO - Documento normalizador do reconhecimento (1) , da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva(2).

            A realização deste WORKSHOP para profissionais da saúde e da educação esta dentro das competências descrição no DACUM * da Musicoterapia Brasileira, que prevê 148 atividades específicas destes profissionais na área da saúde.

           Para saber mais como é a prática Musicoterapia BH no campo da neuroreabilitação você pode assistir aos vídeos do nosso canal no YouTube: 


                                                             Vá direto por AQUI
         
                                                         Estamos te esperando!
                  
           Se você não pode se deslocar para BH, segue o link do nosso curso on-line para Eduk - brincadeiras educativas para crianças de 0 a 3 anos, você pode fazer sem sair de casa! Este atende profissionais e familiares: 

                                                          Clique  AQUI

         * DACUM - Musicoterapia Brasileira: 

            O que é DACUM?

n  Um método de análise do trabalho que visa a obtenção de resultados que possam ser imediatamente aplicados. 

n  Desenvolvido pelo Centro de Educação e Formação para o Emprego da Universidade Ohio (USA).

         Onde esta descrita esta função do Musicoterapeuta? 

                                F -11,13 e 15:

  
                                   Y - 9 e 10: 

              A presença da Musicoterapia na CBO e a normatização através 
do DACUM foi uma grande conquista para a classe! 
             Em âmbito nacional realizamos colaboração financeira e demais 
discussões para criar o perfil da função, foi emocionante e desafiador. 
Seriam muitos os nomes a serem citados aqui, mas neste
 momento por livre escolha lembramos das Mts Lilian Engelmann 
e Erci Kimi Inokuchi, obrigada! 

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.