15 de maio de 2022

Musicoterapia BH e Estimulação Infantil


                          Música para Crescer - Musicoterapia BH

Falar daquilo que deixa nosso coração transbordando de alegria é sempre um presente e também um convite para a reflexão.

O trabalho com a estimulação infantil começou em a mais de trinta anos e espero que continue por mais 30, afinal estar rodeado de crianças é sempre o meu melhor lugar!


"Música para Crescer é um programa de estimulação infantil que usa a música e seus elementos para desenvolver e ampliar a aquisição das competências
 MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS."


 Bases teóricas do programa:  

            O  programa Música para CRESCER - Musicoterapia BH tem aspectos congruentes aos modelos mais atuais sobre estimulação infantil (Denver, DIRFloortimeSon Rise e Hanen), mas paresenta especificidades originais de nossa trajetória e prática de mais de 33 anos de atuação efetiva com crianças e adolescentes

        Nossa abordagem, assim como nos modelos citados, está totalmente embasada no desenvolvimento funcional infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e também a sua forma particular de se relacionar com seu entorno. 

         O projeto Música para CRESCER - Musicoterapia BH é um programa de estimulação infantil através da música e seus elementos e pode acontecer em sessões individuais ou em grupo com a participação das mães. 

     O objetivo é estimular as bases para o desenvolvimento de competências MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS de forma global e abrangente.  

      Nossos objetivos durantes as interações sonoras e musicais visam:

1. Estabelecer entre a criança, adulto e espaço físico (inclui sala e instrumentos) uma sinergia que crie um ambiente acolhedor que facilite as experiencias de interação e aquisição de competências. 

2.     Deixar que a espontaneidade da criança direcione as interações sonoras e musicais que serão acolhidas e ampliadas pelo terapeuta com os desafios pertinentes para a etapa do desenvolvimento da criança e também com outros objetivos específicos para cada caso. 




         Para inscrever a sua criança ou sabaer mais sobre nossos serviços, que se alcançam crianças, adolescentes, adultos e idosos, faça contato pelo WhatsApp (31)985261560

FALE AGORA

         
       Para participar de nosso Workshop PRESENCIAL com quatro horas de duração e aprender muitas formas de usar a música na saúde e educação se inscreva para a turma de 25 de junho: 
                                          
                                                               SE INSCREVA AQUI

Curso on-line Música para Crescer 

Para alcançar as famílias e demais profissinais que não podem se deslocar para BH lançamos nosso curso on-line com amais de 8 horas de contéudo prático sobre como estimular as crianças usando a música. 


SE INSCREVA AQUI COM 20% DE DESCONTO

Quer conhecer um pouco do nosso curso?

Assista e uma aula com as dicas para confecção de objetos sonoros!


  Que tipo de habilidades a musicoterapia pode desenvolver nas crianças?

Como se trata de uma intervenção que segue os parâmetros do desenvolvimento infantil, partindo sempre da demanda e das possibilidades preservadas no paciente, a Musicoterapia vai desenvolver o que precisa ser desenvo9lvido naqu7ele momento e para aquela criança. Muitas vezes, em um primeiro momento, o que a criança precisa é focar o olhar, buscar um contato visual.  Quando um som agradável, ou mesmo inesperado surge em um ambiente, naturalmente nos voltamos para a fonte sonora. Com a criança isso é ainda mais automático, afinal ela está descobrindo o mundo, tudo é novidade, merece ser descoberto. Depois que a criança é capaz de focar o olhar, isto é, manter a atenção, o objetivo pode ser imitar pequenos gestos. Já e´ do senso comum a história do neurônio espelho... o que nos torna humanos é esta conexão com o outro, que começa pela imitação. Aí podemos pensar nos sons da fala, e nada melhor que a música para se descobris, brincando, os pontos de articulação para se produzir um som adequado para a interação sonora. Neste momento já estaremos estimulando a linguagem e a fala, de forma lúdica e natural.


Quais são as ferramentas sonoras usadas pela musicoterapia no atendimento a crianças?

No processo musicoterapêutico a Música pode surgir dos sons produzidos pelo corpo, dos brinquedos e objetos sonoros e é claro, dos mais variados instrumentos musicais.  Estes últimos primam para qualidade sonora e também precisam se ajustar às habilidades motoras das crianças, levando sempre em consideração sua realidade atual e nosso objetivo de evolução motora.

Como trabalhar musicoterapia na educação infantil?

O Musicoterapeuta pode e deve estar inserido no contexto da educação infantil uma vez que sua intervenção vai além da estimulação das habilidades para aquisição de competências como a performance musical ou a apreciação. Principalmente no contexto da escola inclusiva, que deveria ser a realidade e todas as escolas, est profissional seria uma grande contribuição. Apoiando as professoras no uso da Música para aquisição do conteúdo pedagógico e também as famílias e toda a sociedade.  


O que trabalhar com a musicoterapia?

Como já dissemos: devemos trabalhar a demanda específica daquela criança, levando em consideração seu estado de desenvolvimento atual, sua condição, que pode ou não estar relacionada com as patologias genéticas, como Sindrome de Down, a Paralisia cerebral ou mesmo o Autismo (TEA). O Musicoterapeuta não perde o tom, ela faz Música para Crescer.


 


Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.