Musicoterapiabh - Dica da semana: Dia do Psicólogo!
Hoje não podemos deixar de festejar o dia de nossa profissão!A Psicologia permite inúmeras formas de atuação e apresenta muitas abordagens reconhecidas e comprovadas. Ao se tornar Psicólogo, você interage profissionalmente tanto com seus pacientes, quanto com seus colegas de profissão através das chamadas "linhas" de trabalho. Com certeza estas tais linhas são muitas e cumprem o papel de atender necessidades humanas e diversidades sociais em todo o planeta.
Mas como esta escolha acontece? As afinidades, convicções e o temperamento da pessoa que escolheu esta carreira com certeza influenciam para a aproximação de uma determinada forma de trabalho e área de atuação. Mas acima de tudo, o que move uma pessoa a escolher uma profissão da área de humanas, a ser um terapeuta, é sempre a inclinação por estar perto de pessoas, ouvi-las e motiva-las na sua jornada do viver.
Em nossa caminhada profissional atuar junto às pessoas com necessidades especiais - HOJE SE DIZ PESSOA COM DEFICIÊNCIA - foi algo vocacional. Desde criança nos sentíamos motivados a interagir, brincar ou conversar com aquelas crianças que eram de alguma forma diferentes... Algo que acontece até hoje! Ainda Bem!
CONHEÇA NOSSO EVENTOS E PRODUTOS NA LOJA VIRTUAL #MUSICOTERAPIABH
Usar a Música como ferramenta de atuação também era um ponto pacífico, pois a Música era quase uma varinha de condão, que fazia mágica durante os atendimentos do primeiro "estágio" da faculdade, nas então chamadas Clínicas da "LBA" (nem nos lembramos mais o que significava esta sigla...), nos idos anos de 1986.
Assim descobrimos a Musicoterapia, que naquela época, contava com apenas duas graduações no país, uma no Estado do Rio de Janeiro e outra no Paraná! Mas que lonjura... né!?
Então seguimos estudando, aprendendo, escrevendo e publicando em torno da Musicoterapia, mas com os dois pés bem firmes sobre a Psicologia.
PSICOLOGIA E MUSICOTERAPIA, clic aquei para um post especial sobre o assunto!
Nossa caminhada pode ser ser chamada de "grupodidata", pois teve a colaboração e a cumplicidade de muitas pessoas que, unidas por este interesse em comum, desbravavam o universo para encontrar um livro sobre o tema Musicoterapia (é...não existia o oráculo de GOOGLE{Defos}) que era degustado nos momentos de estudo em grupo como se fosse um manjar dos deuses. Neste momentos estas pessoas compartilhavam saberes e descobertas, dividiam repertórios e composições e socializavam as alegrias e frustrações de estar trabalhando com um recurso ainda pouco conhecido.
Foi um enorme privilégio trilhar este caminho de seriedade, interesse e força de vontade de todos envolvidos!
Atualmente está um pouco mais fácil ter o diploma de Musicoterapia, pois nosso país conta com outros cursos de graduação e pós-graduação, inclusive em B.H, na UFMG!
No ano de 216 alcançamos o título de Graduada em Música - Habilitação Musicoterapia - UFMG:
Agradeço eternamente a todos que cruzaram meu caminho...
Das "bandas de Minas Gerais:
Nossa mais que venerável Gena - Maria Eugênia! |
Beatriz Flores Nava - Elizabeth Silveira - Andréa!
Luci - Elmara - Marina - Lisley - Marcos Strambi - Cláudia!
Marília - Gustavo Gatino!
Marilena Nascimento - Ana Maria Caramujo
Lia Rejane Barcelos - Cláudia Zanini!
Renato Sampaio - Clara Piazzeta!
Gabriela Wagner (Buenos Aires) - Ana M Caramujo -
Maria Helena Schaam - Isabelle Peretz!
Shirlene - Tereza Raquel - Camila e Letícia (Buenos Aires)!
0 comentários:
Postar um comentário