21 de fevereiro de 2017

Musicoterapia BH - Recursos lúdicos e musicoterapia

                                           Grupo #musicoterapiabh terça ás 18:00


*Diversos recursos lúdicos e do brincar, assim como TODAS as demais formas de expressão do ser — ARTES, DANÇA e DRAMATIZAÇÃO — fazem parte das interações que acontecem no espaço #musicoterapiabh.

Essas atividades visam à aquisição de competências motoras, cognitivas e interpessoais dentro da demanda de cada paciente e serão adaptadas para esse fim. 

Claro que a música é utilizada em todas as interações — e esse recurso será o eixo mestre sobre o qual todas as demais peças irão se articular.

Na musicoterapia, a MÚSICA acontece de forma ATIVA, promovendo a interação e potencializando os ganhos globais. O SOM se torna uma potência  que se desloca no espaço, atingindo o ser de forma multissensorial (ele ouve, vê e toca), estimulando áreas distintas do sistema nervoso central, como andamento, timbres, etc. (TIBÚRCIO, 2008)

Então acontece assim:

A menina chega para o atendimento de musicoterapia e diz:
 — Eu quero massinha!
A musicoterapeuta abre um sorriso de satisfação e responde:
— Ótimo, vamos pegar o violão!




Se você assistiu ao vídeo, notou que o pandeiro deixado "à deriva" de forma proposital foi um convite irresistível! A música é assim, nos toca e motiva!

Faz parte das atribuições do musicoterapeuta orientar os demais profissionais da saúde e educação sobre um uso mais criativo e consistente da música e de seus elementos nos processos clínicos e educacionais. Saiba mais AQUI.

Musicoterapia BH promove OFICINA (para pais e profissionais) e WORKSHOP (para estudantes e profissionais das áreas da saúde e da educação) durante todo o ano em um espaço onde sua musicalidade vai aflorar, mesmo que jamais tenha aprendido nada de música!

Lembramos que para se tornar um musicoterapeuta você precisa de uma formação diferenciada, bem amis consistente, então se quer se tornar um musicoterapeuta saiba mais no site da UBAM - União brasileira das Associações de Musicoterapia.




Referencias:
TIBÚRCIO, S.P. Musicoterapia e Paralisia Cerebral. .In: FONSECA, Luiz F,; LIMA, Cesar L.A. (Org.). Paralisia Cerebral, Neurologia, Ortopedia e Reabilitação. 2 ed. São Paulo: MedBook. 2008.

Blog: www.musicoterapiabh.com.br

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.