*A música favorece a
liberação de conteúdos internos e facilita a autoexpressão (SILVA Jr, 2008). Essas são necessidades do ser humano, em qualquer etapa da sua vida.
Mas existem períodos em que essa necessidade pode se tornar emergente, prioritária, indomável, como a adolescência e o início da idade adulta. Quantas novidades e descobertas!
Nessas duas fases da vida a música “funcionaria como uma nova forma de exteriorização dos
sentimentos, como um novo idioma que serviria de veículo para as emoções”(SILVA Jr, 2008).
Os pacientes do espaço Musicoterapia BH que estão nessa etapa da vida usam os instrumentos para se expressar e dão som a TUDO DA VIDA, que, muitas vezes, a fala não é capaz de expressar. Esse turbilhão de emoções da adolescência se torna ainda mais desafiador quando existem outras intercorrências associadas, como, por exemplo, alguma questão neurológica ou genética.
Muitos são os instrumentos oferecidos durante os atendimentos de musicoterapia que agradam aos pacientes, porém alguns deles são adorados por nossos jovens. A Batera Pantera, por exemplo, é a queridinha da galera! Esse instrumento é usado de forma criativa com todos os pacientes, de acordo com a necessidade e a demanda terapêutica de cada um.
Alguns dos jovens que passam pelo espaço semanalmente só tocam durante a terapia, outros gostam de levar as baquetas para improvisar em casa, usando as almofadas da sala de visitas para tirar um som... Mas há também alguns jovens que desejam ir mais longe e já fazem planos de tocar em uma banda!
Musicoterapia BH sempre se preocupou em criar espaços e possibilidades de lazer e confraternização para os jovens e adultos ligados ao trabalho. Desde 2010 realizamos o evento March on Stage, que iniciou no Hard Rock Café BH e desde o ano de 2016 acontece no A Autêntica casa de Show.
Em 2017 estamos dando forma ao #ritmodeinclusao, um projeto que visa a usar os elementos da percussão para estimular a turma que está mais para a juventude do que para a infância!
Assim é a vida: você deseja e o universo conspira ao seu favor, mais ou menos... Ele conspira para favorecer a realização de desejos pautados no bem! Nós acreditamos na Mente Primordial, que tudo vê e ouve e encaminha parceiros de peso e competência para dar força aos projetos!
Essa parceria se pauta na troca de experiências e ideias, com a finalidade de que todos os trabalhos realizados com essa população sejam ampliados a fim de favorecer um maior número de jovens. Aqui registramos que NÃO há qualquer vínculo institucional entre as partes, assim cada um é responsável por seu fazer. Uma coisa é clara: a galera é do time dos que acreditam que distribuir conhecimento só amplia o patrimônio!
#ritmodeincluao - uso dos recursos percussivos
para promover a inclusão, estimulando a aquisição
de competências motoras, cognitivas e interpessoais.
Glauco
Mendes iniciou sua trajetória na bateria aos 7 anos, improvisando com
utensílios domésticos. Empenho e força de vontade
sempre estiveram presentes no desenvolvimento da sua habilidade artística e
musical. Na adolescência já realizava trabalhos profissionais na
música como baterista. Conquistou repercussão nacional com a banda mineira
TIANASTÁCIA, onde gravou 9 discos, 2 dvds e realizou centenas de shows
por todo Brasil durante 18 anos. Gravou ao todo mais de 30 discos, dentre eles artistas consagrados como Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Daniela Mercury, André
Valadão, Fernanda Takai e Pato Fu, banda da qual veio a fazer parte em 2014 e para a qual realiza shows e gravações atualmente.
Ao longo
de seus 29 anos carreira, Glauco desenvolveu suas habilidades como professor, ensinando de forma exclusiva e pessoal a cada aluno. Pessoas de variados
perfis, profissões e idades fazem parte da sua grade de alunos.
Ao
notar o potencial de desenvolvimento cognitivo proporcionado pela bateria e
instrumentos de percussão, Glauco iniciou turmas infantis na escola Neuza Rocha
e pôde aprimorar sua metodologia de ensino trabalhando também de forma
inclusiva.
Essa experiência inicial foi a motivação para trabalhar de forma efetiva com essa
população, pessoas que apresentam síndromes ou outras intercorrências que
tragam prejuízo motor, cognitivo ou de relacionamento. Foi
assim que iniciou o trabalho com algumas crianças e adolescentes em aulas
individuais. Esse trabalho alavanca ganhos para além do aprendizado do instrumento, e
os familiares estão percebendo ganhos importantes em varias áreas da vida destas
crianças.
Neste
ano de 2017, inicia o projeto #ritmodenclusão, com o objetivo deampliar sua atuação com essa população, que muito
vem motivando suas perspectivas profissionais e pessoais.
Graduado em Pedagogia. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociências aplicada à educação.
É membro do Grupo de Estudos GERMINA - Grupo de Estudos Relacionado à Música, Inclusão, Neurociência e Aprendizagem, orientado pela Professora Viviane Louro – UFPE.
Faz parte do grupo que oferece oficinas de música no Capsi (Sumaré/Sp), por meio de um projeto vinculado com o Instituto de Artes da Unicamp, sendo coordenado pela Professora Adriana Mendes – IA/Unicamp.
Faz parte do grupo de professores da pós-graduação do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores), e leciona nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional, Arte e Educação e Educação Inclusiva.
Atua como professor de bateria nas escolas de música Drumfeel Music Center e Conservatório Carlos Gomes. Atualmente também desenvolve um trabalho de inclusão por meio da vivência com a bateria e brincadeiras rítmicas, explorando diversas atividades que estimulem a psicomotricidade. Esse trabalho é realizado com crianças e jovens na Clínica Inclusione, localizada em Campinas-SP.
A prática da bateria e de instrumentos de percussão atuam diretamente em todo sistema psicomotor da criança, auxiliando no desenvolvimento de importantes aspectos cognitivos, como atenção, concentração, memória, raciocínio lógico, noção espacial, socialização e afetividade.
Atividades que estimulem o desenvolvimento corporal por meio de movimentos são muito importantes durante a infância, e o contato com a música é uma poderosa ferramenta para aquisição das competências motoras infantis. Todos esses aspectos do SER devem ser estimulados durante toda a vida, então adolescentes, jovens, adultos e idosos podem se beneficiar do processo.
Júnior Cadima visitando o espaço #musicoterapiabh 2017.
Fez um mega sucesso com os adolescentes,
em #ritmodeinclusao!
Bibliografia:
SILVA JR., J.D. A
utilização da música com objetivos terapêuticos: interfaces com a bioética. Goiânia, 2008. (Demais dados da bibilografia favor solicitar via e-mail).
Simone Presotti Tibúrcio é Psicóloga formada pela PUC/Minas 1988 (CRP04 8052) e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem - Pós Graduada pela FAMIH/BH – 1998.
Graduada em Música pela UFMG - Bacharelado em Música com Habilitação em Musicoterapia ESMU - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Certificação em Musicoterapia Neurológica pela Robert F. Unkefer – Colorado – EUA. Aprofundamento no Modelo Benenzon pela Fundação Benenzon de Buenos Aires - Argentina (Nível 1).
Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e orientação familiar. No espaço Musicoterapia BH atende semanalmente pessoas de todas as faixas etárias para o trabalho de musicoterapia. Pioneira no trabalho de Musicoterapia em Minas Gerais, Estado onde atua desde 1988. Fundou, em Belo Horizonte, a AMT- MG / Associação de Musicoterapia de Minas Gerais, na qual fez parte de vários cargos e organizou eventos para divulgação do tema no período de 2001 a 2011.
Autora de artigos e capítulos em livros sobre Musicoterapia e Reabilitação Neurológica publicados em vários idiomas e palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Coordena os projetos: 1- Música para Crescer - com grupos inclusivos de estimulação pela música para crianças de 0 a 6 anos e seus pais e cuidadores. 2- Musicando a Escola – IMEPE, com crianças e adultos desde 2007, desenvolvendo trabalho de Musicoterapia Escolar. 3- Mães que cantam, encantam - trabalho gratuito desenvolvido com mães de crianças e adolescentes com necessidade especial em parceria com o projeto Cuidando de Quem Cuida e No Mundinho Azul.
Musicista profissional (OMB-14.810), toca vários instrumentos e compõe de forma livre e divertida.
Co- autora do livro e CD – Caracol e Cia que associa grafismo e música para a estimulação infantil.
Expert da Eduk, autora do curso Brincadeiras Educativas e do Blog Musicoterapia BH.
Coordena o Workshop Musicoterapia BH - Práticas sonoras e musicais e demais oficinas, que ministra regularmente em seu espaço com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da saúde e da educação com recurso criativos e consistentes sobre o uso da música.
Consultora e supervisora de projetos relacionados ao uso da música nas áreas da saúde e da educação.
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