*Como começa o processo para participar dos atendimentos: Musicoterapia BH #musicoterapiabh?
Para iniciar no programa de atendimentos do Musicoterapia BH, o repensável pelo paciente deve marcar uma sessão individual com duração de uma hora e dez minutos que seguirá o roteiro: 1- Momento para apresentação do trabalho Musicoterapia BH. 2- Momento para entrevista de anamnese com o responsável, para coleta de dados sobre a história de vida do paciente - 20 minutos. 3- Momento de avaliação, em que o paciente inicia uma prática e interação sonora - 30 minutos. 4- Feedback com os responsáveis, em que será confirmada a indicação do trabalho, possíveis objetivos e demais esclarecimentos sobre o formato das sessões, INDIVIDUAIS ou em GRUPO, e nivelamento sobre dinâmica do processo - 20 minutos . Independentemente da idade do paciente (CRIANÇA - ADOLESCENTE - ADULTO - IDOSO), essa sessão individual de avaliação é necessária. Investimento financeiro: A sessão de avaliação segue a tabela de honorários do CR. Interação com a musicoterapeuta, anamneses com o responsável e Interação em grupo [Terapeuta+criança+responsável(s)]. Neste vídeo apresentamos trechos de uma sessão de avaliação dessa criança mais que fofa e completamente musical!
Mas o que é Música para CRESCER?
Música para CRESCER é um programa de estimulação infantil através da música e seus elementos, pautado nos princípios da musicoterapia centrada na família e na musicoterapia neuropsicológica, que acontece no espaço Musicoterapia BH.
O trabalho está direcionado para as crianças menores de sete anos que apresentam um desenvolvimento global que merece atenção especializada. Afinal, muitas crianças precisam de um estímulo a mais para alcançar as competências motoras, cognitivas e interpessoais esperadas para sua idade cronológica. Isso pode acontecer pela presença de alguma intercorrência ou simplesmente por apresentarem um ritmo de aquisição particular — e isso não quer dizer que a criança venha a ter maiores alterações; ela simplesMENTE segue o SEU tempo!
Saiba mais sobre as bases teóricas e fundamentação, assim como outras informações no postAQUI.
Vale ressaltar que crianças que apresentam interesse e motivação para a música são muito indicadas para o processo musicoterapêutico tanto quanto as crianças que não apresentam esse interesse específico. Mas é ainda mais importante firmar que, quando o interesse é visível, requer ainda mais preparo do profissional para o uso do recurso, pois, caso contrário, a música pode incorrer em iatrogenias que reforçam as estereotipias e mantêm a criança apartada da interação, mesmo enquanto canta de forma graciosa.
Após a avaliação da criança, a terapeuta fará contato com os responsáveis para agendar o início do atendimento semanal, que poderá acontecer em sessões individuais ou nos grupos do Música para CRESCER .
Os responsáveis estarão a par dos objetivos terapêuticos propostos para o tratamento musicoterapêutico. Esses objetivos serão sempre específicos para o processo de sua criança, e vocês estarão sempre a par do andamento da musicoterapia.
A avaliação requer um investimento financeiro que deverá ser pago ao final da sessão de avaliação da forma mais conveniente para o responsável (entre as opções estão cartão de crédito, cheque e dinheiro). Será fornecido recibo para IR e comprovante de presença, caso o responsável ou criança precisem justificar a outros.
Para agendar a avaliação de sua criança, você pode enviar as informações respondendo ao questionário por AQUI.
Se preferir, ligue ou envie um WhatsApp, solicitando contato para agendamento. Atenciosamente, Simone Presotti - (31)999942774
Simone Presotti Tibúrcio é Psicóloga formada pela PUC/Minas 1988 (CRP04 8052) e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem - Pós Graduada pela FAMIH/BH – 1998.
Graduada em Música pela UFMG - Bacharelado em Música com Habilitação em Musicoterapia ESMU - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Certificação em Musicoterapia Neurológica pela Robert F. Unkefer – Colorado – EUA. Aprofundamento no Modelo Benenzon pela Fundação Benenzon de Buenos Aires - Argentina (Nível 1).
Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e orientação familiar. No espaço Musicoterapia BH atende semanalmente pessoas de todas as faixas etárias para o trabalho de musicoterapia. Pioneira no trabalho de Musicoterapia em Minas Gerais, Estado onde atua desde 1988. Fundou, em Belo Horizonte, a AMT- MG / Associação de Musicoterapia de Minas Gerais, na qual fez parte de vários cargos e organizou eventos para divulgação do tema no período de 2001 a 2011.
Autora de artigos e capítulos em livros sobre Musicoterapia e Reabilitação Neurológica publicados em vários idiomas e palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Coordena os projetos: 1- Música para Crescer - com grupos inclusivos de estimulação pela música para crianças de 0 a 6 anos e seus pais e cuidadores. 2- Musicando a Escola – IMEPE, com crianças e adultos desde 2007, desenvolvendo trabalho de Musicoterapia Escolar. 3- Mães que cantam, encantam - trabalho gratuito desenvolvido com mães de crianças e adolescentes com necessidade especial em parceria com o projeto Cuidando de Quem Cuida e No Mundinho Azul.
Musicista profissional (OMB-14.810), toca vários instrumentos e compõe de forma livre e divertida.
Co- autora do livro e CD – Caracol e Cia que associa grafismo e música para a estimulação infantil.
Expert da Eduk, autora do curso Brincadeiras Educativas e do Blog Musicoterapia BH.
Coordena o Workshop Musicoterapia BH - Práticas sonoras e musicais e demais oficinas, que ministra regularmente em seu espaço com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da saúde e da educação com recurso criativos e consistentes sobre o uso da música.
Consultora e supervisora de projetos relacionados ao uso da música nas áreas da saúde e da educação.
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