27 de abril de 2020

Musicoterapia BH - ARTE como elemento de interação durante a Pandemia




@musicantevidafree - Intagram
*@musicantevidafree - INSTAGRAM

        A rotina dos adolescentes é movida a música?

        SIM! Com frequência observamos que nessa etapa do desenvolvimento humano os jovens e seus pares se reúnem para curtir ritmos e ídolos da música de seu tempo.

        Promovendo a socialização e o bem-estar, a música se torna uma forma de manter a saúde mental, principalmente na atualidade, quando estamos vivendo  tempo de isolamento social. 
Simone e Nélio que não perde
 uma LIVE @musicantevidafree

        Para manter o contato com os jovens que são acompanhados nos trabalhos do espaço Musicoterapia BH, Simone Presotti convidou parceiros de diversos estados brasileiros. 

         Claro que a turma topou, hoje o time é formado por musicoterapeutas, psicólogos, demais profissionais da saúde e educação e também familiares.

            Todos reunidos para levar conteúdo para essa turma!

            O material tem também um e-book interativo que você pode pedir por WhatsApp: (31) 985261560 - Musicoterapia BH.



        
           O perfil oferece LIVES diárias! Perfil público no Instagram: @musicantevidafree, com posts atualizados na página do Facebook (@musicantevida).


O que ACONTECE:

Segunda
 15:00 - LIVE - Masterchef @musicantevidafree com a chef e psicóloga Dábora Cabral, do projeto de gastronomia inclusiva Gastrô For All.

Terça
 15:00 - LIVE - @simonepresotti Entrevista! Com músicos, artistas, blogueiros etc.

Quarta
 10:00 - LIVE - Tudo sobre o rock, com @rubensmoimoso.

  16:00 - LIVE - Atividades sonoras, com @karylla.musicoterapia.

Quinta 
10:00 - LIVE - A Música na sua vida! @simonepresotti e um jovem PcD que toca instrumentos musicais ou canta.

15:00 - LIVE - Atividade sonoras, com @brunovergamusicoterapia.

Sexta
 17:00 - LIVE - Discoteca INTERATIVA - VENHA DANÇAR COM A GENTE!

Simone Presotti 
@musicoterapiabh 



LIVE @musicantevidafree

         O time pode crescer. Se você sabe que pode preparar um conteúdo para compartilhar com a turma, faça contato! 

        O projeto ganhou destaque no Blog do Mundo Autista coordenado pelos jornalistas Victor Mendonça e Selma Sueli, o artigo foi escrito por Camila Marques, segue o link: 


        
          A socialização é uma etapa essencial do desenvolvimento do jovem com deficiência. Psicóloga de BH achou uma alternativa neste momento de pandemia.

Uma vez definida como a disciplina que lida com especialidades com desafios concretos, a arteterapia trabalha em áreas como a saúde mental, o bem- estar emocional e social da pessoa. Em tempos como estes em que estamos vivendo, com a quarentena e até a excessiva presença e acesso às redes sociais, é muito comum a nossa ansiedade estar mais acentuada do que o normal. Em crianças e adolescentes deficientes, esses transtornos acabam se intensificando porque a socialização é também uma etapa importante do seu desenvolvimento.

Pensando nisso, os profissionais do Musicoterapia BH tiveram  a iniciativa de  criar o perfil @musicantevidafree para compartilhar atividades de estimulação global pelo Instagram para adolescentes e jovens que apresentam intercorrências do desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e Paralisia Cerebral, a fim de oferecer atividades aos participantes, ajudando- os a lidar com o acúmulo de ansiedade neste momento." Camila Marques



        Mas não é só a música que está apoiando a população neste período, outros projetos como "A arte imita a vida" também estão. Saiba mais: 








Você conhece o site Galeria Aut? SAIBA AQUI
Nossa colega mt. Meiry Geraldo coordena o projeto, que mora no coração do @musicoterapiabh

Sempre antenada e colaboradora, a Meiry apoiou o Canal Arte1 (saiba AQUI), e estendemos o convite para que todos façam releitura de obras de arte e que podem aparecer em todas as plataformas do Arte1! É só postar suas criações com as hashtags #virearte #arte1nãopara e marcar o @canalarte1 para eles verem.

Quando Galeria Aut apoia... Musicoterapia BH ABRAÇA de corpo e alma!

Então vai aí nossa releitura, e também convidamos todos vocês a fazerem releituras das obras de arte dos nossos artistas autistas tanto com a sua imagem como em desenho!

 Acesse nossa Galeria Aut e confira as obras de nossos artistas! Enviem para nós suas releituras! 

A obra escolhida:




Abaporu é uma pintura a óleo da artista brasileira Tarsila do Amaral. É uma das principais obras do período antropofágico do movimento modernista no Brasil.
É a tela brasileira mais valorizada no mercado mundial das artes, com valor estimado de US$ 40 milhões,[2] sendo comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini por US$ 2,5 milhões, em 1995, em um leilão realizado na Christies. Criador do Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA), Costantini doou sua coleção para o museu, incluindo a Abaporu.[3] Anteriormente a obra pertencia ao empresário brasileiro Raul Forbes, numa aquisição ocorrida em 1985. (Fonte: Wikipédia)


                                    Releitura Abaporu por Simone Presotti @musicoterapiabh


 Na releitura buscamos mostrar o que acontece com a percepção de uma das partes do nosso corpo quando esta se torna a protagonista da produção do som.

Como na pintura, essa parte do corpo ganha uma nova perspectiva, pois está ativa durante uma interação musical.

Na musicoterapia usamos instrumentos adaptados às necessidades e possibilidades do paciente, por este motivo eles são muitas vezes produzidos pelo próprio profissional.

No desenho retratamos uma pulseira de guizos que pode ser colocada nas mãos ou nos pés do paciente durante a sessão.

Nesse momento toda a atenção do paciente está voltada para a parte do corpo que produz o som, ampliando sua percepção e também atenção para os movimentos e planejamento motor, que envolvem o membro, ampliando assim usa a consciência corporal e autoimagem.

Quer participar de nosso WORKSHOP PRESENCIAL? - (31) 985261560

Sempre aprendemos muito participando de todas as iniciativas de parceiros!
Obrigada pelo convite, mt. Meiry Geraldo e Canal Arte1!


Simone Presotti e Meiry Geraldo - CLAM -
 Congresso Latino Americano de Musicoterapia
Florianópolis 2016 

Simone Presotti 
Minha formação: Pós Graduação FAMIH/BH – 1998 – Especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem de 0 a 6 anos. Psicóçoga - Graduada pela PUC/MG em 1988. Musicoterapeuta – Graduada pela UFMG em 2016. Fellowship NMT- Neurologic Music Therapy certificados pelo Programa Internacional - Robert F. Unkefer – Colorado – EUA. Filiada a ️WFMT - World Federation off Music Therapy ️ABENEPI - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins ️SBFa - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Atua com neuroreabilitação através da música desde 1988, publicando e apresentando sua prática em eventos nacionais e internacionais. Expert da Eduk, autora do curso Brincadeiras Educativas, do Blog Musicoterapia BH e do Programa Música para CRESCER.





Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.