Foi com esse objetivo que convidamos a educadora musical, compositora e percussionista Bianca Luar para ministrar a oficina de pandeiros.
Alguns amigos e colegas se animaram com a proposta!
A turma logo se formou! Então foi muiiitoooo melhor.
Quer saber se foi divertido aprender? Demais!
Quer saber se o aprendizado será útil? Logo você vai ver!
Para fazer parte da próxima turma, faça contato com a Bianca Luar.
Nosso sistema nervoso capta as impressões do mundo externo e cria uma realidade pessoal e interna que interage e responde aos impactos sonoros, espaciais, visuais, táteis...
Os sons e ruídos nos afetam diariamente, desde o útero materno, construindo a nossa identidade sonora. Assim, desde bebês, essa identidade sonora se forma, vulnerável às condições de saúde física, emocional e social.
Segundo GFELLER (1992, p. 42):
"(...) a música possui quatro funções principais: ela atua no sentido de melhorar a atenção, vinculada ao treinamento do desenvolvimento motor e/ou cognitivo; estimular habilidades sócio-comunicativas; favorecer a expressão emocional e esclarecimento e estimular o pensamento e a reflexão sobre a situação da vida da pessoa."
Bibliografia: GFELLER, Kate E.; TBAUT, Michael H.An Introduction To Music Therapy.Dubuque,Wm.C.Brown Publishers, 1992.
Sabemos que a produção rítmica varia de pessoa para pessoa!
Mas acabamos de constatar que varia também para uma mesma pessoa, de acordo com a sua fase do viver. Não foi "batatinha" trabalhar o ritmo do funk!
Mas aprender algo novo amplia as nossas conexões neurais e renova as habilidades motoras, cognitivas e interpessoais.
Valeu, Bianca! Obrigada!
Agradecemos também aos amigos que participaram da aventura!
Para saber dos próximos eventos ligados ao Musicoterapia BH, você pode acessar a #agendamusicoterapiabh e a loja virtual #simoneprtesottiilurua: AGENDA Musicoterapia BH
Simone Presotti Tibúrcio é Psicóloga formada pela PUC/Minas 1988 (CRP04 8052) e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem - Pós Graduada pela FAMIH/BH – 1998.
Graduada em Música pela UFMG - Bacharelado em Música com Habilitação em Musicoterapia ESMU - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Certificação em Musicoterapia Neurológica pela Robert F. Unkefer – Colorado – EUA. Aprofundamento no Modelo Benenzon pela Fundação Benenzon de Buenos Aires - Argentina (Nível 1).
Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e orientação familiar. No espaço Musicoterapia BH atende semanalmente pessoas de todas as faixas etárias para o trabalho de musicoterapia. Pioneira no trabalho de Musicoterapia em Minas Gerais, Estado onde atua desde 1988. Fundou, em Belo Horizonte, a AMT- MG / Associação de Musicoterapia de Minas Gerais, na qual fez parte de vários cargos e organizou eventos para divulgação do tema no período de 2001 a 2011.
Autora de artigos e capítulos em livros sobre Musicoterapia e Reabilitação Neurológica publicados em vários idiomas e palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Coordena os projetos: 1- Música para Crescer - com grupos inclusivos de estimulação pela música para crianças de 0 a 6 anos e seus pais e cuidadores. 2- Musicando a Escola – IMEPE, com crianças e adultos desde 2007, desenvolvendo trabalho de Musicoterapia Escolar. 3- Mães que cantam, encantam - trabalho gratuito desenvolvido com mães de crianças e adolescentes com necessidade especial em parceria com o projeto Cuidando de Quem Cuida e No Mundinho Azul.
Musicista profissional (OMB-14.810), toca vários instrumentos e compõe de forma livre e divertida.
Co- autora do livro e CD – Caracol e Cia que associa grafismo e música para a estimulação infantil.
Expert da Eduk, autora do curso Brincadeiras Educativas e do Blog Musicoterapia BH.
Coordena o Workshop Musicoterapia BH - Práticas sonoras e musicais e demais oficinas, que ministra regularmente em seu espaço com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da saúde e da educação com recurso criativos e consistentes sobre o uso da música.
Consultora e supervisora de projetos relacionados ao uso da música nas áreas da saúde e da educação.
0 comentários:
Postar um comentário