Musicoterapia BH com novo projeto: "Mães que cantam, encantam"!
*Sua criança ou adolescente fica muito mais atento nas
atividades com música?
As palavras ou sons da fala da sua criança ou adolescente
aparecem de forma mais efetiva nas interações que envolvem
canções ou nas atividades sonoras?
O projeto Mães que cantam, encantam surgiu a partir da
parceria entre Musicoterapia BH com mães que estão se organizando nos projetos No Mundinho Azul e Cuidando de Quem Cuida, propostas de parcerias entre familiares e profissionais que se unem para favorecer todos os envolvidos com o cuidado de crianças e jovens que apresentam quadros diversos que acarretem necessidades especiais,.
O Centro
de Assistência Social Tecendo a Vida vai dar espaço para a realização dos encontros, que terão início dia 20 de maio. O trabalho dos profissionais envolvidos será voluntário, então não será cobrado valor pelo serviço prestado.
Musicoterapia BH - Parque Ageo, no Buritis. O objetivo é levar às mães novas possibilidades para ampliar a interação com seus filhos a partir do sonoro, da musica, do lúdico e do corpo. Fotos do primeiro encontro das Mães que cantam, encantam, com suas crianças:
Nosso cérebro é musical, pois, antes de falar, nós cantamos!
Os encontros iniciais são dirigidos somente para as mães e terão como objetivo apresentar a proposta, trabalhar a musicalidade das mamães e vivenciar estratégias de interação sonoras e musicais que poderão ser usadas de forma lúdica e estimulante entre mães e filhos. No primeiro encontro a mãe será apresentada à proposta do projeto e ao material de apoio: instrumentos de sucata que deverão ser confeccionados pelas próprias mães. Assim, cada dupla mãe e filho virá para as oficinas do Mães que cantam, encantam, que acontecerão no segundo semestre, com seus próprios instrumentos. Mesmo as mães que não tiverem possibilidade de participar do projeto todo podem e devem aproveitar estes primeiros encontros, pois será um momento para aprender, compartilhar e se divertir. Afinal, quem canta os males espanta! Teremos muitas estratégias para aliviar o estresse, e nós temos certeza que você está precisando disto!
Você ama danças mas não tem com quem? Eu conheço um par perfeito para você!
Você gosta de cantar, mas, quando abre a boca, se sente a ovelha negra da família? BEEEEEEH!!!!! Canta primeiro, depois pensa!
Os encontros para as mães nas datas: 05/08/2016, 02/09/2016, 07/10/2016
e 04/11/2016. As mães que decidirem participar vão conhecer e aprender a fazer o nosso KIT Musicoterapiabh - Mães que cantam, encantam. Estes instrumentos vãotira qualquer criança ou adolescente do chão e de quebra vão fazer essa galera dançar, cantar e interagir com sua família!
Material feito de sucata e artigos para artesanato, de baixíssimo custo! Mas as ideias dos instrumentos de sucata estão aqui para todos que quiserem confeccionar. Alguns tiveram inspiração em ideias de vários posts sobre confecção de material, mas cada um deles tem o nosso toque Musicoterapia BH:
BAQUETAS:
Baquetas de canaleta de encadernação e EVA. Lindas e de ótima sonoridade!
Quem já testou gostou! OCEAN DRUM
Este é um Ocean Drum Plain!
Nós vamos ter um! Quase igual... PAU DE CHUVA DE BOLINHAS COLORIDAS
Como as bolinhas deste pau de chuva fazem o maior sucesso, criamos esse microfone de bolinhas de isopor jumbo!
Use anelina comestível para evitar alergias!
PRATOS
Pratos de tampa de panelas! Quem nunca usou?
Passo a passo! Lista do material das oficinas:
4
Baquetas (canaleta de encadernação e EVA),
2 Ocean Drum
Plain (caixa de pizza),
2 Pares de
Pratos (tampa de panela),
2 Sopra bolinhas
coloridas,
2 Chocalhos
de caixa e
1 Capa de
almofada com zíper.
Em 05/08/2016, os encontros com mãe e filhos terão início e a cada atividade apresentada teremos uma finalidade que, além de contribuir para uma melhor interação e estimulação
desses indivíduos no ambiente familiar, trará o trabalho de competências motoras, cognitivas e interpessoais.
A proposta visa a empoderar* o adulto com
estratégias lúdicas e a ampliar sua habilidade para criar brincadeiras sonoras
e musicais, com o objetivo de alcançar objetivos propostos para o melhor
desenvolvimento de habilidades compatíveis à faixa etária das crianças e
adolescentes que participam do projeto.
Musicoterapia BH, interação com sons do corpo!
Durante os encontros, adultos, crianças
ou jovens irão interagir partindo da condução da profissional, que irá
apresentar uma nova proposta a cada encontro mensal, que será experimentada por todos
de forma livre e lúdica.
Não se trata de atendimento terapêutico ou musicoterapêutico, pois não haverá um vínculo clínico. Não será estudado cada caso de forma individual, assim como
não será fornecido relatório ou demais orientações de âmbito terapêutico. Não serão realizados contatos com demais profissionais da equipe interdisciplinar das pessoas contempladas pelo programa Mães que cantam, encantam. Não é MUSICOTERAPIA! Musicoterapia vai além dessa proposta! Quer fazer nosso WORKSHOP para profissionais?
A população que terá acesso ao programa fica por conta da triagem da assistente social Fabíola, que faz parte da equipe do No Mundinho Azul e pode ser acessada pelo face da comunidade:
Você pode também enviar um e-mail para o Musicoterapia BH, que será encaminhado para agendamento da triagem. Escreva "Triagem - Mães que cantam, encantam:
Vamos precisar de oito profissionais ou estudantes
das áreas da saúde e da educação!
Você quer participar como voluntário
e apoiar projeto?
O que esperamos dos voluntários?
! Estar presente na data e local
propostos, participar de forma ativa e engajada das interações ou demais
tarefas: interação, cantar, tocar, apoiar as mães e crianças durante a sessão,
cuidado, elaboração e manutenção de matérias e demais propostas do projeto.
! Não precisa saber cantar ou tocar instrumentos, mas todas a habilidades
serão bem-vindas!
! Não
será necessário qualquer investimento financeiro para o projeto e não será
oferecido pagamento pelo trabalho.
Cronograma do projeto:
O projeto será desenvolvido a partir
de maio de 2016 e terá fim em dezembro do mesmo ano, sempre às sextas-feiras, e os voluntários precisam se comprometer a participar das 13:00 às 15:30. O contato é o mesmo já mencionado acima, porém deverá ser solicitada triagem para voluntário!
* Empoderar: v.t.d. e v.pron. Conceder ou conseguir poder; obter mais poder; tornar-se ainda mais poderoso: "empoderou-se e cheia de confiança seguiu em frente!"
Figurado. Passar a ter domínio sobre sua própria vida; dar ou atribuir poder a: ela luta para empoderar as minorias; empoderou-se de coragem e seguiu em frente.
Simone Presotti Tibúrcio é Psicóloga formada pela PUC/Minas 1988 (CRP04 8052) e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem - Pós Graduada pela FAMIH/BH – 1998.
Graduada em Música pela UFMG - Bacharelado em Música com Habilitação em Musicoterapia ESMU - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Certificação em Musicoterapia Neurológica pela Robert F. Unkefer – Colorado – EUA. Aprofundamento no Modelo Benenzon pela Fundação Benenzon de Buenos Aires - Argentina (Nível 1).
Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e orientação familiar. No espaço Musicoterapia BH atende semanalmente pessoas de todas as faixas etárias para o trabalho de musicoterapia. Pioneira no trabalho de Musicoterapia em Minas Gerais, Estado onde atua desde 1988. Fundou, em Belo Horizonte, a AMT- MG / Associação de Musicoterapia de Minas Gerais, na qual fez parte de vários cargos e organizou eventos para divulgação do tema no período de 2001 a 2011.
Autora de artigos e capítulos em livros sobre Musicoterapia e Reabilitação Neurológica publicados em vários idiomas e palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Coordena os projetos: 1- Música para Crescer - com grupos inclusivos de estimulação pela música para crianças de 0 a 6 anos e seus pais e cuidadores. 2- Musicando a Escola – IMEPE, com crianças e adultos desde 2007, desenvolvendo trabalho de Musicoterapia Escolar. 3- Mães que cantam, encantam - trabalho gratuito desenvolvido com mães de crianças e adolescentes com necessidade especial em parceria com o projeto Cuidando de Quem Cuida e No Mundinho Azul.
Musicista profissional (OMB-14.810), toca vários instrumentos e compõe de forma livre e divertida.
Co- autora do livro e CD – Caracol e Cia que associa grafismo e música para a estimulação infantil.
Expert da Eduk, autora do curso Brincadeiras Educativas e do Blog Musicoterapia BH.
Coordena o Workshop Musicoterapia BH - Práticas sonoras e musicais e demais oficinas, que ministra regularmente em seu espaço com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da saúde e da educação com recurso criativos e consistentes sobre o uso da música.
Consultora e supervisora de projetos relacionados ao uso da música nas áreas da saúde e da educação.
0 comentários:
Postar um comentário