1 de junho de 2015

Motivação e MÚSICA, uma parceria conhecida! Use este recurso para facilitar o cuidado da criança - CURSO na EDUK.

Motivação!

Esta é a palavra de ordem na contemporaneidade.
Se buscamos por algo simples e acessível, que seja reconhecidamente motivador, em todas as épocas, para todas as etnias e em todas as fases do viver, podemos afirmar sem sombra de dúvida:

A MÚSICA!


Sabemos que esta relação com a música é a primeira de todas.

Reflita:
Nossos pequenos, os bebês,  chegam ao mundo sem conhecer a linguagem, mas logo aprendem a associar o som melodioso da voz materna ao carinho e aconchego do toque delicado.

Nesta fase o ouvido do neném tem seu lugar cativo  na maior parte do tempo em que esta acordado, no peito materno.

Neste lugar paradisíaco ele sente a cadência do coração e ouve o som da voz da mãe, dois sons que fizeram parte do universo sonoro em que esteve imerso por mais ou menos nove meses do período de gestação. Neste estado deve se sentir tranquilo e acalentado.

Como nem sempre a maré esta “pra peixe”... para ninguém... muito menos por todo o tempo... e... principalmente quando estamos tentando socorrer uma crise de cólica do recém nascido...

O coração de adulto cuidador retumba!!!!

Afinal o adulto que cuida, apressado aturdido por qualquer demanda inevitável que o tire de seu estado sereno, terá, principalmente na frequência cardíaca o indicador de seu estado mental.

Assim, rapidamente o bebê irá associar o acelerar da  frequência cardíaca do cuidador a um toque mais agitado, preocupado, ansioso e temeroso, que vem acompanhado de um outro tom de voz.

Aos poucos o bebê irá fazer novas associações e começará a se inteirar da prosódia, ou melodia da fala. 

Esta será a sua primeira inserção no que um dia alcançará o status de linguagem!




Ainda bem que este aprendizado começa assim tão cedo, pois lidar com as vicissitudes da vida pode ser tão interessante e desfiador quanto viver em um paraíso monótono e irreal.

        Mas ao mesmo tempo o cuidado da criança não pode ser um padecer no paraíso, assim devemos viver para tornar esta fase uma lembrança agradável para todos os envolvidos, então: 

Você que cuida de um bebê: Mamãe, Papai, Babá, Vovó, Madrinha, Professora...
Você sabe usar este recuso – A MÚSICA, a seu favor?

Você sabe que pode e deve cantar para motivar sua criança a ser colaborativa para muitas das tarefas que podem ser difíceis no cuidado diário da criança? 

Veja o teaser do curso da EDUK sobre o tema:



Faça sua inscrição para assistir as aulas online e gratuitas que acontecerão nos dia 10,11 e 12 de junho! É simples e fácil:


      



Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.