30 de maio de 2014

Musicoterapiabh - Dica da semana: "Setting" Musicoterapêutico.

  A palavra “setting” é utilizada por vários autores para definir o espaço onde o atendimento musicoterapêutico acontece.
A tradução do termo remete a: ambiente, fundo, ambientação, cenário; moldura; direção, rumo; ajuste, regulação.
  Quando relacionada ao universo da informática a palavra setting será considerada como: opção de um menu que pode ser ajustado individualmente e determina a aparência e a função de um programa.
  Como na informática, o setting musicoterapêutico também deve de ser adaptado às necessidades do usuário do serviço. O musicoterapeuta organiza o espaço e os instrumentos, buscando tornar o ambiente como mais um fator  que facilite as interações e vivências sonoro musicais.
  Esta medida, assim como a pesquisa realizada sobre o repertório musical de interesse do sujeito, sua relação com sons e ruídos cotidianos e demais características individuais, visa promover a aquisição das competências propostas como metas ou objetivos terapêuticos.
   Assim, cada paciente é recebido em seu setting, ambiente formado pelos instrumentos e demais materiais que irão oferecer estímulos e desafios pertinentes ao quadro motor e cognitivo do sujeito.
  Principalmente para os indivíduos que apresentam disfunção de linguagem, o ambiente pré-verbal alcançado nas interações musicais, pode transformar o setting musicotêrapeutico  em um verdadeiro “Oásis”.
   Ali o sujeito experimenta possibilidades e incrementa a percepção de si mesmo, do outro (representado pelo musicoterapeuta) e do ambiente. O objetivo maior do trabalho é sempre tornar o sujeito capaz de generalizar suas aquisições, levando para sua rotina as competências alcançadas no setting.
  O musicoterapeuta está sempre atento, e estimula família e sujeito a levar um pouco de seu “oásis”(setting),  para o seu “deserto”, facilitando demais interações e AVDs.

  Assim, músicas e improvisações sonoras criadas durante a terapia serão gravadas e levadas com o usuário para sua vida! E olhe que para a grande maioria das pessoas é quase irresistível ver um instrumento e não degustar sua sonoridade. Veja se você também não fica com vontade de vir para a musicoterapia...

Sala para atendimento individual , grupo e vivências de oficinas e cursos. 
Sala de atendimento e intervenção precoce.
 Instrumentos musicais variados.
                                         
      Ambientação para cursos - parte teórica.

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.