2 de abril de 2014

Musicoterapiabh - Dica da semana: 2 de abril, dia mundial da conscientização do autismo!

          Hoje é o dia de dar visibilidade a uma, que dentre muitas outras possibilidades, se constitui como uma forma de se relacionar com o mundo: o autismo.
          Não se trata de uma opção pessoal e não está relacionada a uma inadequação do ambiente familiar ou sócio-afetivo. Tem sua atual explicação relacionada a uma inabilidade de captar, selecionar e modular os diversos estímulos do entorno que a experiência de viver nos impõe.
          Se não somos peixes que bóiam dentro d'água, somos répteis humanos e rastejamos de pé neste planeta, imersos e banhados no oxigênio, onde flutuam uma infinidade de estímulos sensoriais aos quais precisamos decifrar. Aprendemos a lidar com cada um deles, de preferência da forma usual, da maneira como é esperado dentro da nossa cultura... mas quando isto não acontece uma lacuna se faz.
          Esta tarefe de decifrar o mundo requer uma infinidade de funções superiores que vão se organizando  com a maturação do sistema nervoso central, nos tornando capazes de nomear e selecionar um repertório que a linguagem irá validar no contexto das comunicações interpessoais.
           Quando nos olhamos com atenção e paramos para perceber o quanto captamos e deciframos do entorno, de forma automática, mesmo que seja para desempenhar uma tarefa muito simples, podemos ter um mínima noção do que é necessário para nos articularmos em todas as habilidades exigidas na experiência humana.
            O Autismo pode ser pensado como um espaço, uma pausa ou uma outra possibilidade de lidar com o entorno. Um funcionamento que apresenta um outro tempo e um outro olhar e que acima de tudo precisa ser acolhida para se fazer funcional, dentro do que é possível neste momento.
            Se pensarmos musicalmente, o Autismo seria como uma peça de música contemporânea, você ouviu alguma vez? Como poucos de nós já ouvimos, visto nos dedicamos a ouvir o que já conhecemos e gostamos: os eruditos, o jazz, a música popular, o folclore ou o que toca no rádio; esta tal música "contemporânea", poderá nos soar como um ruído, parecer desconexa ou irreverente. É um  estilo de música que nós ainda não aprendemos a ouvir... Experimente!
         
             "Ninguém é Autista o tempo todo", tão pouco, qualquer um de nós não se viu autista por um momento ou por algum tempo...
             Neste dia 06/04 -  Domingo às  9:00 caminhada na Praça da Liberdade - vista-se de azul e venha!



         

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.