Musicoterapiabh - Dica da semana: Trabalhando membros inferiores com Big Piano da FAO Schwarz.
Quando trabalhamos com membros inferiores é sempre mais comum utilizar estímulos rítmicos. Bater os pés no andamento de uma canção, se deslocando ou parado no mesmo lugar, alternando o apoio, batendo o pé na frente do corpo... todas estas atividades exercitam habilidades psicomotoras e levam a atenção para nossas pernas e pés. Mas muitas vezes o grande interesse da pessoa pode estar na melodia... O Big Piano possibilita produção de melodias usando os pés, apresenta vários timbres e pode ser utilizado com partituras numeradas. Mesmo quando o objetivo não é a produção melódica, o Big Piano pode ser utilizado para focalizar a atenção de criança com desenvolvimento atípico, levando-as a prestar atenção em seus membros inferiores e a explorar os sons que estão produzindo com seus pés!
Fotos consultório Musicoterapiabh
Crianças de todas as idades se interessam em explorar o Big Piano #musicoterapiabh. Com este recurso podemos chamar a atenção e planejamento motor dos membros inferiores de forma lúdica.
Neste vídeo a criança foi convidada a demonstrar o que descobriu ao explorar o brinquedo. Precisou organizar estratégias motoras e de linguagem para se expressar e fazer entender.
Este brinquedo musical pode ser utilizado com pessoas de todas as idades, pois desperta a curiosidade e o interesse. Mesmo de pessoas com baixa visão (visão sub normal) pode ser um recurso interessante quando colocado sobre uma mesa para ser tocado com as mãos , pois seu tamanho favorece a visualização e por apresentar contrates de padrão "gratting",favorece fixação do olhar.
No filme "Big - Quero ser grande" o ator Tom Hanks tocou a canção "Heart and Soul" em uma versão gigantesca do brinquedo, que fica disponível para todos que vão à loja FAO Schwars em Nova York.
Simone Presotti Tibúrcio é Psicóloga formada pela PUC/Minas 1988 (CRP04 8052) e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem - Pós Graduada pela FAMIH/BH – 1998.
Graduada em Música pela UFMG - Bacharelado em Música com Habilitação em Musicoterapia ESMU - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Certificação em Musicoterapia Neurológica pela Robert F. Unkefer – Colorado – EUA. Aprofundamento no Modelo Benenzon pela Fundação Benenzon de Buenos Aires - Argentina (Nível 1).
Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e orientação familiar. No espaço Musicoterapia BH atende semanalmente pessoas de todas as faixas etárias para o trabalho de musicoterapia. Pioneira no trabalho de Musicoterapia em Minas Gerais, Estado onde atua desde 1988. Fundou, em Belo Horizonte, a AMT- MG / Associação de Musicoterapia de Minas Gerais, na qual fez parte de vários cargos e organizou eventos para divulgação do tema no período de 2001 a 2011.
Autora de artigos e capítulos em livros sobre Musicoterapia e Reabilitação Neurológica publicados em vários idiomas e palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Coordena os projetos: 1- Música para Crescer - com grupos inclusivos de estimulação pela música para crianças de 0 a 6 anos e seus pais e cuidadores. 2- Musicando a Escola – IMEPE, com crianças e adultos desde 2007, desenvolvendo trabalho de Musicoterapia Escolar. 3- Mães que cantam, encantam - trabalho gratuito desenvolvido com mães de crianças e adolescentes com necessidade especial em parceria com o projeto Cuidando de Quem Cuida e No Mundinho Azul.
Musicista profissional (OMB-14.810), toca vários instrumentos e compõe de forma livre e divertida.
Co- autora do livro e CD – Caracol e Cia que associa grafismo e música para a estimulação infantil.
Expert da Eduk, autora do curso Brincadeiras Educativas e do Blog Musicoterapia BH.
Coordena o Workshop Musicoterapia BH - Práticas sonoras e musicais e demais oficinas, que ministra regularmente em seu espaço com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da saúde e da educação com recurso criativos e consistentes sobre o uso da música.
Consultora e supervisora de projetos relacionados ao uso da música nas áreas da saúde e da educação.
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