5 de abril de 2012

Música na Catedral muda o desfacho de um grande erro da humanidade!

Dia 03 de abril, na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, o Coral Madrigale e a Orquestra de Amigos do Madrigale apresentaram o  concerto: A Paixão de Jesus Cristo segundo São João do compositor Johann Sebastian Bach.
Foi a segunda vez que experimentei esta experiência, ouvir música de alta qualidade dentro de uma igreja... algo delicioso!!!
A acústica é perfeita e a vibração sonora nos acolhe e aninha...
Volto no tempo e fico imaginando o que seria esta experiência na época de Bach... quando para se saborear a música era necessário estar próximo de um músico, um privilégio momentâneo.
Com certeza não sabemos o que isto significa, desde sempre e a cada dia mais facilmente  a música está ao alcance de nossos dedos... mesmo que nunca tenhamos nos aproximado de um instrumento musical.
Tocou-me a atenção de todos os presentes, pessoas de todas as faixas etárias, com histórias culturais e sociais diferenciadas, credos e religiões diversas, todos se deliciaram com os cânticos e solos em alemão, com os incríveis pizzicatos da viola e com som solene do fagote.
A história que era narrada todos conhecemos, mas neste dia, envolvidos pela docilidade da música,  o final foi muito diferente... Jesus, personificado por um solista virtuoso, foi o mais aplaudido!!! 

Solista Patrícia Cardoso e a Pianista Patrícia Valadão, ambas minha professoras na ESMU/ UFMG.

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.