2015 Música para promover a INTERAÇÃO , alcançar a ATENÇÃO
COMPARTILHADA , trabalhar a LINGUAGEM e vivenciar através da produção sonora
CRIATIVA os aspectos primordiais da COMUNICAÇÃO: tópico (assunto), turno
(reciprocidade) e prosódia (entonação)?
Música para estimular a COGNIÇÃO através jogos sonoros que proporcionam
experiências de VOLIÇÃO, ação de desejar, escolher ou decidir e para desenvolver a EMPATIA,
habilidade de compreender e acolher o desejo do outro?
Música para ampliar a percepção SENSORIAL ao experimentar a
produção sonora dos pares opostos: forte/fraco, rápido/lento e agudo/grave,
favorecendo a construção dos CONCEITOS que irão alavancar a compreensão do
entorno?
Música para ser APRECIADO e RECONHECIDO, necessidade básica
de todo ser humano e ainda mais urgente na infância?
No dia 15 de setembro, de acordo com aLei 7.177 de 30 de abril de 1991 (Projeto de lei número 386/88 do Deputado Moisés Lipnik) é comemorado o Dia do Musicoterapeuta.
A Federação Mundial de Musicoterapia define esta ciência como: “a utilização da música e/ou seus elementos por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.”
Desde 1984, quando iniciamos o curso de graduação em Psicologia, já pensávamos em aliar o trabalho às formas artísticas de expressão humana. Sabemos que a Música faz parte da vida desde o útero, quando os sons ritmados do coração materno pulsando serenamente traz quietude...
Nosso contato com a Musicoterapia começou no segundo ano da graduação, 1986 através de um curso ministrado pela primeira pessoa a usar a musicoterapia em Minas Gerais, a grande entusiasta Benedicta Borges de Andrade, conhecida como Didi, a quem agradecemos eternamente!
Didi
Nesta mesma época descobrimos que em alguns Estados do Brasil já existiam cursos específicos de graduação em Musicoterapia!!! Mas por várias questões percebemos que naquela época a Psicologia, como uma profissão já regulamentada e fiscalizada pelo Conselho Federal – CFP, traria uma maior facilidade a entrada no mercado de trabalho, assim prosseguimos.
A partir daí nunca mais abandonamos os estudos sobre o tema, participando de cursos e eventosem toda América Latina. Fosse como aluna, profissional ou palestrante, a Musicoterapia faz parte de nossas vidas a 29 anos.
No anos de 2014 nós Musicoterapeutas tivemos mais uma conquista para a profissão, passamos a ter a inscrição no CBO – Código Brasileiro de Ocupações. O número que designa a profissão é 2263-05. A regulamentação da profissão e a formação de um conselho ainda são conquistas do porvir.
Em 2008 aconteceu a criação do curso de Bacharelado em Musicoterapia na ESMU- UFMG, do qual fazemos parte na condição de discente, afinal esta foi será uma conquista da qual de muitas maneiras fizemos parte e uma prova de confiança e credibilidade na profissão. Acreditamos piamente que os musicoterapeutas são os profissionais melhor habilitados para usar a música e seus elementos nos processos terapêuticos!
Sabemos também que a Música é um patrimônio da humanidade e a reconhecemos como inerente ás relações interpessoais. Consideramos como do âmbito do musicoterapeuta, orientar os demais profissionais das áreas da saúde e da educação para o melhor uso deste recurso, evitando assim as iatrogênias das quais esta ferramenta não se encontra isenta. Workshop para profissionais da áreas da saúde e da educação:
Simone Presotti Tibúrcio é Psicóloga formada pela PUC/Minas 1988 (CRP04 8052) e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem - Pós Graduada pela FAMIH/BH – 1998.
Graduada em Música pela UFMG - Bacharelado em Música com Habilitação em Musicoterapia ESMU - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Certificação em Musicoterapia Neurológica pela Robert F. Unkefer – Colorado – EUA. Aprofundamento no Modelo Benenzon pela Fundação Benenzon de Buenos Aires - Argentina (Nível 1).
Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e orientação familiar. No espaço Musicoterapia BH atende semanalmente pessoas de todas as faixas etárias para o trabalho de musicoterapia. Pioneira no trabalho de Musicoterapia em Minas Gerais, Estado onde atua desde 1988. Fundou, em Belo Horizonte, a AMT- MG / Associação de Musicoterapia de Minas Gerais, na qual fez parte de vários cargos e organizou eventos para divulgação do tema no período de 2001 a 2011.
Autora de artigos e capítulos em livros sobre Musicoterapia e Reabilitação Neurológica publicados em vários idiomas e palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Coordena os projetos: 1- Música para Crescer - com grupos inclusivos de estimulação pela música para crianças de 0 a 6 anos e seus pais e cuidadores. 2- Musicando a Escola – IMEPE, com crianças e adultos desde 2007, desenvolvendo trabalho de Musicoterapia Escolar. 3- Mães que cantam, encantam - trabalho gratuito desenvolvido com mães de crianças e adolescentes com necessidade especial em parceria com o projeto Cuidando de Quem Cuida e No Mundinho Azul.
Musicista profissional (OMB-14.810), toca vários instrumentos e compõe de forma livre e divertida.
Co- autora do livro e CD – Caracol e Cia que associa grafismo e música para a estimulação infantil.
Expert da Eduk, autora do curso Brincadeiras Educativas e do Blog Musicoterapia BH.
Coordena o Workshop Musicoterapia BH - Práticas sonoras e musicais e demais oficinas, que ministra regularmente em seu espaço com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da saúde e da educação com recurso criativos e consistentes sobre o uso da música.
Consultora e supervisora de projetos relacionados ao uso da música nas áreas da saúde e da educação.
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