2 de agosto de 2015

Musicoterapia e DIRFloortime - Musicoterapia BH

                                     *DIR/Floortime e Musicoterapia:

                                                   
                                      Improvisando com um mestre da Nordoff Robbins
                                                 o Mt John Carpente: violão, calimba e voz!



    
Em 2015, durante o vongresso organizado pelo Grupo Ibero-americano de Investigação em Musicoterapia - GIIMT, em Buenos Aires (AR), o #musicoterapiabh teve a oportunidade de aprender ainda mais sobre o modelo DIR/Floortime.

        O Dr. John Carpente ministrou um curso com carga horária de 8 horas sobre o modelo DIR/Floortime e Musicoterapia. O evento contemplou tanto a parte teórica como vídeos de atendimentos e  improvisações com os participantes sobre os aspectos práticos.


Sabia que o espaço #musicoterapiabh oferece 
workshop e oficinas PRESENCIAIS incríveis?
Venha participar e aprender mais sobre um uso
mais criativo e consistente da música em sua 
área de atuação:





Claro que Musicoterapia BH aproveitou a oportunidade para aprender ainda mais e foi voluntária para a improvisação que está registrada na foto acima. A música, como uma linguagem universal, não encontrou barreiras, e o violão americano e a calimba brasileira fizeram a base para uma improvisação vocal gratificante, registrada na foto acima.

Em 2017, o #musicoterapiabh participou do Summer Camp, que aconteceu no CDI - Centro de Desenvolvimento Infantil, na cidade de Recife. Foram oito dias de estudo teórico e pratico sobre o tema. Musicoterapia BH realizou oficina para os pais e participou dos atendimentos na sala de música. Toda a equipe do CDI, Patrícia Piacentini, Carol Motta, Renata Ponte, Camila Milagres e demais estudantes e profissionais que participam trabalham duro e de forma intensiva no atendimento das crianças TEA.

                                              EVENTO EM BH JULHO - 2018



                                                   Informações: Tati Righetti



  
Em 2018, Rosemary White, expert do modelo DIR/Floortime, esteve no Brasil para ministrar curso oferecido pela BENU - Produtos e Eventos Especiais LTDA. Nessa oportunidade , Rosemary White esteve no espaço Musicoterapia BH com a fono Carolina Freitas do Carmo e tivemos a oportunidade de conhecê-la pessoalmente. A dra. em DIR/Floortime falou sobre o trabalho do dr. J. Carpente, nosso professor em eventos de musicoterapia no Brasil e no exterior desde 2008. Ficamos muito felizes de saber que ela conhecia a interface do trabalho de musicoterapia e DIR/Flootime, base de nosso programa de estimulação infantil através da música - Música para CRESCER.

                           
                     Fono Carolina Freitas do Carmo, Rosemary White e Simone Presotti 

WORKSHOP NO ESPAÇO MUSICOTERAPIA BH 
PARA PROFISSIONAIS E ESTUDANTES, CLIQUE AQUI!


Mais sobre o Evento e Curso promovido pelo GIIMT: 

.





Sobre o professor mt. John Carpente:






                                           Musicoterapia BH e DIRFloortime
        

         O trabalho realizado no espaço Musicoterapia BH tem uma base comum ao modelo DIRFloortime, uma vez que está totalmente embasado no desenvolvimento funcional infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e também a sua forma particular de se relacionar com seu entorno. 

         O projeto Música para CRESCER - Musicoterapiabh é um programa de estimulação infantil através da música e de seus elementos e pode acontecer em sessões individuais ou em grupo, com a participação das mães. O objetivo é estimular as bases para o desenvolvimento de competências MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS de forma global e abrangente.  

      Nossos objetivos durantes as interações sonoras e musicais:

  1. Estabelecer entre a criança, adulto e espaço físico (inclui sala e instrumentos) uma sinergia que crie um ambiente acolhedor, a fim de que a criança se sinta aceita e acolhida.
  2. Deixar que a espontaneidade da criança direcione as interações sonoras e musicais, que serão acolhidas e ampliadas pelo terapeuta com os desafios pertinentes para a etapa do desenvolvimento da criança e também com outros objetivos específicos para cada caso. 
  Neste vídeo, além das competências motoras, cognitivas
 e interpessoais havia um objetivo específico, diminuir 
a sensibilidade que a criança apresentava para sons e ruídos,
Música para CRESCER - Musicoterapia BH. Descobrindo os sons :


                                               Vídeo de criança que participa do Música
                                                        para CRESCER- Musicoterapia BH.   
  

                  Quer assistir a mais vídeos do Música para CRESCER - Musicoterapia BH?
                                    Siga a trilha de acordo com seu interesse:

               Música para CRESCER Musicoterapia BH para prover a interação:


         Esta série de vídeo pertence a primeira sessão de uma criança não verbal  que tinha como objetivo principal alcançar a interação e o contato visual. Foram priorizadas as interações improvisadas a partir exploração espontânea da criança usando a linguagem analógica, a exploração de objetos sonoros simples e dos pares opostos (forte/fraco, rápido/lento):  

                                                                                          
                                                                                     Vídeo 1 

                                                                                     Vídeo 2

                                                                                                Vídeo 3


                 Música para CRESCER Musicoterapia BH para trabalhar a prosódia:


             Neste vídeo, foram usados, além dos instrumentos, os tubos sonoros percussivos - boomwhackers -, para estimular a percepção de intervalos sonoros de forma lúdica. O objetivo é trabalhar a prosódia, isto é, a entonação ou musicalidade da fala. Essa habilidade é aprendida na interação, mas também pode ser estimulada através da exploração sonora:


                                                          Vídeo 

                  Música para CRESCER Musicoterapia BH e Síndrome de Down:

           Neste vídeo as interações foram usadas para a criança aumentar seu nível de atenção, trabalhar os pontos de articulação das palavras, explorar a prosódia, controlar a respiração na fala, explorar aspectos cognitivos, trabalhar a flexibilidade e lidar com normas e limites. A Composição "A Vovó", que aparece cantada pela terapeuta logo no início do vídeo, foi gravada para que em casa o pequeno violeiro acompanhe tocando e cantando. As tecnologias da atualidade facilitam, de modo que a criança leve para casa suas produções sonoras na musicoterapia, fazendo com que ela se sinta valorizada por suas habilidades e por sua "fofurice" nata! Afinal, ser apreciado é uma necessidade humana e eleva a autoestima! 

                                                                                          Vídeo

     Música para CRESCER Musicoterapia BH nos grupos de crianças e suas mamães:

              
              Este trabalho tem como base a musicoterapia centrada na família (Mt Grace Thompson) e tem proporcionado ganhos significativos para as crianças e seus familiares. 
           Neste espaço de interação, mais uma vez o trabalho desenvolvido no Musicoterapia BH se aproxima da DIRFloortimo, pois, além das interações improvisadas a partir da criança ou dos adultos, são propostas interações semiestruturadas que na maioria das vezes estão relacionadas a datas festivas e demais acontecimentos relacionados ao dia a dia da criança:

                         Estes dois vídeos de Música para CRESCER - Musicoterapia BH:

                                                      

                                                                                                    Vídeo 2



        Após o curso, continuamos na capital portenha por mais três dias, no congresso que reuniu colegas de vários países. Durante o evento apresentamos dois trabalhos escritos em parceria com colegas de longa data, um com a MT Marina Freire (UFMG) e o outro com a Dra. Andréa Lara, neuropediatra:



          
                                        Oficina: Música e Grafismo

           Musicoterapia BH estava na programação do evento com a oficina (taller /workshop) Música e Grafismo, que foi a única a acontecer durante o evento. Com uma hora de duração, foram compartilhadas atividades práticas e vídeos de casos clínicos que demonstraram uso do grafismo associado à música como recurso na musicoterapia.

         Este trabalho é fruto dos 28 anos de experiência com o uso do recurso em questão com populações diversas e está ancorado na musicoterapia neurológica.

         O tema de apoio para o taller o livro Caracol e Cia, escrito em parceria com os colegas da ESMU  - UFMG - 2015 © Copyright by SIMONE PRESOTTI TIBÚRCIO (org.), BEATTRIZ BITTENCOURT RODRIGUES, FÁBIO HENRIQUE DA SILVA.
                                                                         No taller:


      

Quer participar da Oficina Música e Grafismo em BH para familiares e profissionais?



Leia o artigo sobre o tema, que foi escrito em parceria com a 
colega Meiry Geraldo do  Galeria AUT:


Quer participar do Workshop: Práticas sonoras e Musicais para profissionais da saúde e da educação:

                                           Matricule-se agora para próxima turma!

Aos interessados em adquirir o seu exemplar do livro Caracol e CIA segue o contato da loja virtual:

                                                        http://simonepresotti.iluria.com/

         




        Todo o evento foi uma ótima oportunidade de rever os queridos colegas da musicoterapia que, graças ao advento do WHATTSAPP , já estavam na maior farra no grupo de X+1 MUSICOTERAPEUTAS que lotaram o....

 San Carlos Hotel

Av. Hipólito Yrigoyen 4080

Almagro - CABA

Argentina

Tel: 4981-5542



Fica aqui o endereço para quem precisar de uma ótima estadia na Mi Buenos Aires Querida!!!!!!

Momentos de descontração; tango e jantar do congresso!


No Tango com as mais que queridas: M Helena Schaan POA, Marilena Nasciemento SP e Irene B. POA
Jantar de confraternização do congresso!

Gustavo Gattino POA, Jhon Carpente USA e Karina Ferrari AR.
Com Rejane e Martha Negreiro RJ.

Logo retornamos para o curso com o lendário M. Thaut no Hospital Fleni! 

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.