29 de junho de 2014

Musicoterapiabh - Você já cantou a "Capelinha de Melão"... mas você já viu uma?????

    


    Chega ao fim o mês de junho de 2014... que de “Junino” não teve quase nada...

    Este ano vai ficar na memória de todos, pois foi o ano em que até as bandeirinhas coloridas se vestiram de verde e amarelo para vibrar na festa da FIFA!



“Tá bom né comadre... ano que vem nóis pula a fuguera duas veis...
qui é pra modo de discontá!”

       As manifestações musicais estão presentes em todas as culturas, o que reflete a necessidade humana de se expressar pela música.  Muitos autores afirmam que através da música o homem busca dizer daquilo que não soube exprimir de outra maneira.
     As tradições juninas não são diferentes, e como todas as demais tradições  trazem sempre seu repertório musical, algo como uma “trilha sonora” daquele evento.  
      Assim, as canções folclóricas das  festas animadas, o timbre carinhoso da sanfona, o trepidar do vento frio que faz dançar as bandeirolas, os estalos surpresa da lenha na fogueira, os rojões assustadores ou deliciosos, as risadas e falatórios das comadres e compadres no meio da quadrilha... Estes e todos os demais sons estarão, para sempre, registrados no nosso background musical.
     Quaisquer uns destes sons, e alguns de forma muito especial,  estarão vinculados nossa memória afetiva.     Ligados ao evento, mesmo que em outras ocasiões e outros contextos, poderão nos fazer viajar no tempo e se nos levar a ser a criança que na escola dançava animada, ou quase imóvel, mas que está sempre aprendendo um pouco mais sobre o que é viver a cultura de origem.
     Como viver requer , antes de mais nada, postura de aprendiz, hoje agradeço à colega Mt Luciana Arruda do RJ,  que me ensinou sobre a Capelinha de Melão, tão cantada e tão incompreendida!
        Este oratório frugal é feito de tudo que é entoado  na música. Uma verdadeira receita cantada, passada no “boca à boca” para homenagear o São João no dia 24 de junho. Agora vai ficar mais fácil entender e explicar esta canção! 

Capelinha de Melão

Domínio Público


Tom: A
                 
A                                                               E 
Capelinha de melão é de São João 
                                                                       A 
É de cravo e de rosa, e de manjericão 
                                                                                 E 
São João esta dormindo não me ouve não 
                                                        A 
Acordai,  Acordai,  Acordai João...


Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.