15 de fevereiro de 2014

Musicoterapiabh - Love..Love do Tianastácia!

A percepção do alto grau de motivação e prazer que a música e seus elementos representam para a maioria das pessoas é um dos motivos mais freqüentes da procura pela Musicoterapia. Muitos usuários ou mesmo os seus responsáveis acabam encontrando a Musicoterapia ao buscar de uma atividade que focalize a expressão artístico-musical como um canal que potencializa a comunicação, permitindo assim avanços em diversas áreas inerentes ao desenvolvimento do indivíduo, independente de sua idade ou condição emocional, motora e neurológica.
A Musicoterapia é um processo clínico que utiliza tanto o som, o silêncio, o ritmo, o movimento, o timbre, a melodia, além de muitos outros elementos constituintes do fazer musical,a fim de alcançar propósitos terapêuticos.  Nós estaremos enfatizando a abordagem Plurimodal de Musicoterapia, dentro de perspectiva Neuropsicológica, assim, o termo usuário será utilizado para designar a pessoa que esta vivenciando o processo da Musicoterapia.
Segundo ALBINATI 1 (2000) “o musicoterapeuta é antes de tudo um pesquisador em repertório musical. Ao dedicar-se ao uso da música em terapia, dificilmente ouvirá uma música sem pensar nela como possível objeto terapêutico. Irá sempre analisá-la do ponto de vista dos materiais, da forma, do contexto histórico e de prováveis associações   extra musicais...”.
Gena, a minha amiga “ ALBINATI” sabe tudo!
É realmente assim que acontece, ouvimos uma música e já estamos vislumbrando sua utilização clínica!
Foi assim com a música Love... Love, do Tianastácia - composição de Beto Nastácia. Além da característica dançante de todo Rock, a música traz marcações rítmicas muito ricas, tudo isto associado a uma letra que tem como tema o melhor amigo do homem: nossos amados cães! Confira:
Além de ser um convite para soltar a voz e o corpo neste embalo alegre, a composição pode ser utilizada em outras atividades:
·        Usando um pandeiro, chocalho ou outro instrumento adaptado ás condições do usuário, você pode convidá-lo a marcar o pulso de toda a música, fazendo movimentos diferenciados nos repiques, que estão muito bem marcados pelo baterista da banda.
Atividade Psicomotora que trabalha orientação espacial, lateralidade e pares opostos (acima/abaixo – direita/esquerda).
·        Usando imagens das raças de cães que são citadas na letra, faça um Jogo da Memória 2. .Caso seja necessário para o usuário, você pode iniciar com um número menor de pares, começando pelas raças que ele conhece, chegando até as sete apresentadas na música e depois indo mais além. Lembre-se que pode ser preciso fazer as peças do tamanho apropriado para a acuidade visual do usuário, ou mesmo fazê-las com maior espessura para facilitar o manuseio e o movimento de pinça!  
Atividade Cognitiva: trabalha reconhecimento dos detalhes que diferenciam as raças (afinal todos são cães...), memória, habilidade visomotras e ampliação do vocabulário.
·        O fim desta canção, na gravação que está no CD Love.., Love da banda Tianastácia, traz um Elemento Surpresa!3 Sim, algo inesperado dentro do contexto da composição musical que estamos trabalhando, que chama atenção, amplia o foco ou o redireciona.  Nesta música o Elemento Surpresa nos remete sonoramente a uma corrida desenfreada, como se estivéssemos sendo perseguidos por um cão, ou vários cães! É hora de sair correndo e dramatizar a cena! Depois você pode pedir para o usuário desenhar o cão que ele estava imaginando que corria atrás dele. Será que ele tem cara de feroz? Ou parece mais um Pet fofinho e indefeso?  Lembre que só vale corre neste momento da música! Se o usuário apresenta problemas de deslocamento, não deambula (caminha), ele pode correr sem sair do lugar... Sentado, ele pode bater as palmas das mãos nas pernas sonorizando uma corrida, eles adoram!
Atividade trabalha habilidades simbólicas, imaginação e representação. Levanta o tema Medo que poderá ser explorado de várias maneiras. Trabalha também questões psicomotoras, pois ao correr pela sala é preciso planejar se orientar no espaço. Outro aspecto é o Freio Inbitório, afinal começar e parar de correr no momento certo pode ser mais difícil do que parece!
            Veja trechos de sessões de Musicoterapia onde a  música: Love...Love do Tianastácia é usada em processos terapêuticos!

http://musicoterapiabh.blogspot.com.br/2014/02/musicoterapiabh-lovelove-do-tianatacia.html

BIBLIOGRAFIA:
    1-ALBINATI, Maria Eugênia C. B. O repertório musical em Musicoterapia. In: V Encontro Mineiro de Musicoterapia, 2000, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: Associação de Musicoterapia de Minas Gerais, p.3.
              2- Solicite por e-mail as imagens já selecionadas: musicoterapiabh@gmail.com
              3- Termo aprendido com Didi – Benedicta Borges de Andrade em supervisão e estudo de caso.

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.