21 de fevereiro de 2014

Musicoterapiabh - dica da semana com a Desengonçada da Bia!

Brincadeira... A Bia da qual vamos falar não tem nada de desengonçada... Leia e descubra!
A Federação Mundial de Musicoterapia define esta ciência como: “a utilização da música e/ou seus elementos por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.” 
A Musicoterapia já está inscrita no CBO – Código Brasileiro de Ocupações com o número 2263-05, uma conquista! A regulamentação da profissão e formação de um “Conselho Federal” e suas autarquias regionais ainda é uma batalha por vencer...
Acredito piamente que os Musicoterapeutas são os profissionais melhor habilitados para usar a música e seus elementos nos processos terapêuticos!               Mas sendo a Música um patrimônio da humanidade e a reconhecendo como inerente às relações interpessoais, considero do âmbito do musicoterapeuta, orientar aos demais profissionais das áreas da saúde e da educação sobre um melhor uso deste recurso.
As atividades aqui descritas poderão ser usadas em muitas situações, mas não estarão configurando um processo de  Musicoterapia. Pensar desta maneira confirmaria o pouco conhecimento sobre o assunto, visto um processo Musicoterapêutico  ir muito além do estamos disponibilizando aqui.
Acreditamos que o uso da Música, aqui sugerido para profissionais da saúde, da educação, para pais e demais pessoas que se interessem, irá promover um reconhecimento prático do quanto este recurso pode ser precioso!         Imagine então como pode ser ainda mais rico e interessante o processo na  Musicoterapia!?
         A dica da semana está  ancorada na música de nome Desngonçada, do repertório da nossa querida Bia Bedran, que é amada por todos e só desengonça quando quer! Escute a música e veja a letra:

                                             http://www.cifraclub.com.br/bia-bedran/desengoncada/

Bia é Mestre em Ciência da Arte pela UFF (Universidade Federal Fluminense), professora da UERJ, graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, contadora de histórias e escritora.Integrante do Quintal Teatro Infantil de 1973 até início dos anos 80 e do Grupo Musical “Bloco da Palhoça”, onde mesclava composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais do Folclore Brasileiro.


                                                   http://biabedran.com.br/
Dica de utilização desta música: 

  • Use a gravação ou se você souber toque para o grupo, a música irá indicar os movimentos, de forma lúdica e muito simples, é quase impossível não ceder ao embalo. Como o nome mesmo diz, ficam permitidos movimentos livres e desengonçados! Esta vivência agrada a gregos e troianos de todas as idades, já fizemos muitos "Doutores" de terno e gravata se permitir desengonçar neste dança! Atividade trabalha esquema e consciência corporal, possibilita a observação da simetria e da noção do eixo corporal. Direito e esquerdo são conceitos mais elaborados, com crianças menores seria mais conveniente não dar tanta ênfase, deixe-as apenas perceber seu corpo.
  • Você pode oferecer revistas para que os usuários possam recortar partes do corpo aleatoriamente e depois colar sobre uma folha formando uma imagem corporal. Você pode também usar uma cartolina para que cada um desenhe uma parte do corpo... com certeza vai ficar engraçado... mas pessoas com fortes traços de rigidez podem achar muito difícil aceitar o produto final... Atividade de grafismo, coordenação visomotora e orientação espacial.
  • Em outra oportunidade use a mesma música, mas agora quem está dançando são robôs enferrujados! Como seriam estes dançarinos? Atividade irá proporcionar uma percepção do tônus corporal e propriocepção.  

 “ONDE CRUZAM MEUS TALENTOS E PAIXÕES COM AS NECESSIDAS DO MUNDO, LÁ ESTÁ O MEU CAMINHO.”
ARISTÓTELES

Artigos relacionados

Um comentário:

  1. Gosto muito de trabalhar com a música desengonçada. Bia Bedran é maravilhosa!

    ResponderExcluir

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.