3 de julho de 2015

Musicoterapia BH - Música para Crescer!





Música para Crescer é um programa de desenvolvimento infantil que usa a música e seus elementos para estimular a aquisição de competências MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS.

 
São utilizadas atividades com o som, o corpo, os instrumentos musicais, a dramatização e a música para criar interações irresistíveis! 





Neste período de DISTANCIAMENTO
 
SOCIAL as atividades continuam!
 
ON-LINE 
 
A Música faz parte da vida da criança!


Agora temos um canal direto com encontro dois encontros transmitidos ao vivo através de uma plataforma repleta de recursos interativos!



 Comece agora e tenha acesso até 30 de novembr pagando uma única parcela que dará direito ao conteúdo on-line e muito mais (para participar você precisa ter um perfil habilitado no INSTAGRAM):

1-    Encontro on-line com transmissão ao vivo!

Dois por semana com duração de 30 minutos, mas se não assistir na hora o conteúdo fica salvo para você acessar quantas vezes quiser.

2- Explicações sobre o conteúdo das atividades, apresentando como elas pode contribuir para o desenvolvimento infantil de forma ampla, mas divertida.

3- Material de apoio em PDF para fazer a impressão em casa das atividades e estimular mais ainda a sua criança!

4-  Tutorial para confecção de brinquedos educativos e outras atividades que incluem arte de artesanato, mas tudo bem simples para você fazer com materiais que você tem em casa e junto com a sua criança.

5-    Lista de música para usar com as crianças e gravações autorais.

6-    Canção de Boas Vindas no Story com o nome da criança quando ela e sua família entram para a turma do Música para CRESCER BH.


  Simone Presotti 
Psicóloga CRP04 8052
Musicoterapeuta APEMEMG 1-0006

Mas se os participantes não podem assistir durante a transmissão ao vivo,
 
todo conteúdo fica disponível.



 Um programa de desenvolvimento infantil que usa o lúdico,

 a música e seus elementos para estimular a aquisição de competências 

 MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS


     Com a nova realidade da Pandemia pelo COVID 19 e as medidas de distanciamento social o projeto Música para CRESCER presencial, que acontecia no espaço Musicoterapia BH, precisou ser ajustado  para a forma on-line. 

Iniciamos em 15 de março e agora já estamos preparados para dar continuidade no atendimento on-line até 30 de novembro de 2020.


Feedback Fonoaudióloga Cinthia Coim do Multigestos:

 






#musicaparacrescerbh - encontro virtual
Manu e sua Babá Andrea não perdem um encontro
do #musicaparacrescerbh


A Música pode ser um fator de estímulo importante no período de distanciamento social.
No vídeo a Dra Marli Marra Neuropediatra e a Psicóloga e Musicoterapeuta Simone Presotti falam sobre os sinais de alerta para os riscos de Ansiedade e Depressão Infantil, saiba mais



Dra Marli Marra e Simone Presotti

Feedbacks 21 Conecta:



Outros depoimentos: 








Olá! Eu sou Simoen Presotti, uma pessoa apaixonada pela minha profissão!

Eu sou Psicóloga e Musicoterapeuta!

 Trabalhar com o potencial humano usando o recurso musical como forma de estímulo é um trabalho criativo e que requer conhecimento teórico consistente. Já ultrapassei os 30 anos de experiência, mas aprendo todos os dias com meus pacientes, cada um deles é único.

 Desde 2015 iniciei um projeto que se tornou o diferencial de meu trabalho: Música para Crescer - programa de estimulação infantil através da música que recebe crianças menores de 4 anos, em grupo e acompanhadas de seus cuidadores para sessões semanais. As turmas são inclusivas e as diversas competências infantis se complementam em uma construção de aprendizado através do lúdico e do som. Além disso oferecemos os atendimentos individuais, os grupos de adolescentes e os eventos aniuais #marchonstage e #flashmobinclusivo que visam promover a inclusão social. 

 

 Minha formação: Pós Graduação FAMIH/BH – 1998 – Especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem de 0 a 6 anos. Psicóçoga - Graduada pela PUC/MG em 1988. Musicoterapeuta – Graduada pela UFMG em 2016. Fellowship NMT- Neurologic Music Therapy certificados pelo Programa Internacional - Robert F. Unkefer – Colorado – EUA. Filiada a ️WFMT - World Federation off Music Therapy ️ABENEPI - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins ️SBFa - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Atua com neuroreabilitação através da música desde 1988, publicando e apresentando sua prática em eventos nacionais e internacionais. Expert da Eduk, autora do curso Brincadeiras Educativas, do Blog Musicoterapia BH e do Programa Música para CRESCER.

 





 
 
                   

                 
                  
                  Quais os ganhos para a criança?
              
Nossa última pesquisa com os pais apresentou estes resultados:



O trabalho pode ser desenvolvido em atendimento individual ou em grupo, de acordo com a necessidade da criança e após uma avaliação que acontece em atendimento individual. Para saber como é a avaliação leia o post Como começa o programa Música para CRESCER!



 Clip de Natal da turma Música para CRESCER


O trabalho é realizado com a criança acompanhada de um adulto , QUE PODE SER a MÃE, o PAI, a AVÓ, a BABÁ ou qualquer outro familiar ou amigo que se interesse em colaborar com o desenvolvimento da criança. Este adulto precisa estar disposto a atuar  ativamente durante todo o processo cantando, tocando e improvisando. Assim todos crescem! Adultos e crianças! 
O que os adultos percebem ao participar do processo: 




O trabalho é totalmente lúdico e coordenado por profissional com mais de 28 anos de atuação na área da estimulação infantil.

             Clip de Natal da turma Música para CRECER

       Quer ver todos vídeo do Natal 2016? - AQUI

                                 
                    
                            
                               Música para CRESCER e o Dia do Avós!

                                              
                            Quer dicas para festejar o dia 26 de JULHO! 


                                Música para CRESCER Musicoterapia BH:
                                        Bases teóricas do programa:  
         
         O  programa Música para CRESCER - Musicoterapia BH tem aspectos congruentes aos modelos mais atuais sobre estimulação infantil (DIRFloortimeSon Rise e Hanen) Mas paresenta especificidades originais de nossa trajetória e par´tica de mais de 28 anos de atuação efetiva com crianças e adolescentesNossa abordagem, assim como nos modelos citados, esta totalmente embasada no desenvolvimento funcional infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e também a sua forma particular de se relacionar com seu entorno. 

         O projeto Música para CRESCER - Musicoterapia BH é um programa de estimulação infantil através da música e seus elementos e pode acontecer em sessões individuais ou em grupo com a participação das mães. O objetivo é estimular as bases para o desenvolvimento de competências MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS de forma global e abrangente.  

      Nossos objetivos durantes as interações sonoras e musicais visam:

1. Estabelecer entre a criança, adulto e espaço físico (inclui sala e instrumentos) uma sinergia que crie um ambiente acolhedor a fim de a criança se sinta aceita e acolhida.

2.     Deixar que a espontaneidade da criança direcione as interações sonoras e musicais que serão acolhidas e ampliadas pelo terapeuta com os desafios pertinentes para a etapa do desenvolvimento da criança e também com outros objetivos específicos para cada caso. 



 Atividade criada a partir da exploração natural 
da criança e contextualizada durante a interação, as mamães 
recebem via whatsapp e pode repetir e recriar em casa!

Grupo ou Individual?

 Muitas crianças iniciam o trabalho em atendimentos individuais ou apenas com a participação da dupla (adulto responsável e criança), mas logo que a a criança esta apta o trabalho é realizado nos grupos do Música para CRESCER. A base teória para esta abordagem é a Musicoterapia Centrada na Família (Grace Thonpson) que atua na intervenção precoce de crianças  estimulando as famílias que educam crianças com “desenvolvimento único”  (TEA, SD, PC) a descobrir e criar estratégia para as interações do brincar e do lúdico.  

Sabemos que é a instância  infantil do “brincar”, o espaço onde se desenvolve a linguagem, a socialização, a cognição, a motricidade e todos os  demais aspectos subjetivos do SER. 

A característica específica desta abordagem esta na premissa de solicitar que o profissional estenda sua intervenção para além do consultório. “A família é um sistema sociocultural em transformação. O modelo de família hoje se caracteriza pela sua diversidade.” Para FISHMAN; MINUCHIN (2007) família é um grupo natural onde se desenvolve padrões de interação unir-se para coexistir. Os Padrões de interação que constituem a estrutura familiar: Governa o funcionamento de seus membros, delineia seus comportamentos. Facilitando sua interação, desempenho de tarefas essenciais, apoia a individuação, provê o sentido de pertinência.
FISHMAN Charles; MINUCHIN, Salvador. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2007.



Neste vídeo, além das competências motoras, cognitivas
 e interpessoais havia um objetivo específico, diminuir 
a sensibilidade que a criança apresentava para sons e ruídos,
Música para CRESCER  Musicoterapia BH - Descobrindo os sons!
As sessões individuais e em grupo foram TODAS importantes para o processo!




Neste vídeo trechos da primeira sessão musicoterapia individual de uma criança linda! O objetivos do encontro que durou quarenta minutos foram: observar como a criança explorava o ambiente, quais seus recursos de comunicação e   estimular a interação e as vocalizações. A exploração do ambiente sonoro, instrumentos musicais e do próprio corpo da criança e do terapeuta são os elementos utilizados para a interação que tem como base o não verbal, assim a terapeuta busca usar a expressão corporal, os sons emitidos pela criança e palavras e frases simples e bem relacionadas ao contexto concreto daquele momento. São propostas músicas e sonoridades pela musicoterapeuta, mas sempre partindo do interesse e da exploração da criança. Algumas músicas são trazidas pois a musicoterapeuta se informa através de entrevista sobre o gosto musical da criança, possíveis fragilidades diante a sons específicos e demais informações relevantes.  Elementos novos são introduzidos pela musicoterapeuta quando a criança deixa de interagir. Um novo objeto sonoro ou instrumento são oferecidos com o objetivo de trazer a criança para mais uma interação, sempre como um convite para a compartilhar a atenção dirigida a um foco através, através do qual se desenrola o enredo da brincadeira. Ah!! No vídeo abaixo este menino lindo aparece na sessão de grupo do Música para CRESCES, sucesso!!!! Lembramos a tônica Musicoterapia BH:
 A verdadeira brincadeira é aquela que surge a partir da própria criança! 


Neste vídeo as interações foram usadas para a criança  aumentar seu nível de atenção, trabalhar  os pontos de articulação das palavras, explorar a prosódia, controlar a respiração na fala, explorar aspectos cognitivos,  trabalhar a flexibilidade e lidar com as normas e limites. 
Quer assistir a um vídeo anterior deste lindão? Acesse AQUI







                                               


                                                O espaço Musicoterapia BH 

Os materiais lúdicos, sonoros, instrumentos musicais e livros utilizados no trabalho são os mais atuais e variam de fibras naturais e arrojados de alta tecnologia, despertando grande interesse dos participantes de todas as idades. 

Nas sessões do Música para CRESCER o ambiente é preparado para receber as crianças e adultos. Nosso programa possui um treinamentos para os adultos que acompanham as crianças que, além do curso on-line com nove horas de duração da Eduk,  conta de vídeos de orientação que são enviados via whatsApp, encontros de grupos e oficinas de experiencias lúdicas!
                                                       Espaço Musicoterapia BH

                                                                Curso on-line: 

                                 Vídeo Orientação 1 - Família pode ver e rever!!!!




                                     Oficina para os adultos: Música e GRAFISMO:                                              (Abertas ao público em geral)

                                                      Inscreva-se AQUI
A criança terá contato com uma infinidade de instrumentos musicais, estilos de música e experiências sonoro musicais que visam desenvolver  um gosto musical diferenciado.




Estimular competências cognitivas, motoras, interpessoais e intrapessoal é o foco do trabalho. Muitas das atividades são criadas a partir da própria criança através da improvisaçãoAcreditamos que esta vivência prazerosa e rica irá contribuir e estimular futuras habilidades para o aprendizado musical, mas ressaltamos que este não é o objetivo proposto.



   Vídeo de trecho de sessão do Música para Crescer
usada para campanha Musicando as Férias - Dicas!


Auto de Natal 2017:



TURMAS SEMANAIS: 

Investimento: Agende um contato presencial (31)999942774

TURMA AOS SÁBADOS (visa atender a demanda de pais que não podem ter acesso ao trabalho semanal, tem o objetivo instrumentalizar o adulto com atividades lúdicas, ricas para a estimulação infantil e principalmente prazerosas): 
Segue cronograma que será enviado para os interessados.

 Sábado às 10:30 - Idade de 2 a 4 anos - CRONOGRAM SAIRÁ EM FEVERERO PARA UM ENCONTRO MENSAL.

                               

                              Música para CRESCER no Parque - GRATUITO!                                        
Atividade no Parque Ageo Pio Sobrinho: 

Flashmobinclusivo Musicoterapia BH  e Galeria Aut
Saiba mais AQUI

Outros eventos Música para CRESCER Musicoterpai BH











https://www.facebook.com/media/set/?set=a.813856722045344.1073741834.540023556095330&type=3


                                     
                                Conheça também nosso curso online e aprenda a brincar estimulando os aspectos motores e cognitivos da sua criança, veja o clip e descubra mais sobre o curo: 

EXPERIMENTE!


Fotos e relatos dos responsáveis:




"Estamos apaixonados por esse trabalho pois com muito envolvimento 
e afetividade vejo a cada dia a evolução da fala do meu filho!!!"

(Relato da mãe da criança que participa da turma de Terça às 15:00 -2016)



    (Relato da mãe da criança que participa da turma de quinta às 8:00 -2015)





"O Música para Crescer entrou na minha vida e na de minha filha não só para ajudar no desenvolvimento dela, mas foi uma ferramenta importante para a nossa aproximação. Em casa repetimos as músicas e brincadeiras que aprendemos nas sessões e, com isso, promovemos momentos deliciosos de interação e lazer. Nas sessões, muitas vezes ela não faz as atividades, mas memoriza tudo pra repetir em casa. Vejo uma grande evolução no ritmo, na tolerância ao som alto, nos comandos. Só ganhamos com o Música para Crescer!"
           (Relato da mãe de criança que participa da turma de terça às 15:00 - 2017)



                    Entrevista sobre o trabalho realizado na escola IMEPE:
Mt Karla Morais e Mt Simone Presotti

Artigos relacionados

Um comentário:

  1. Olá!
    Parabéns pelo projeto.
    Sou aluno do Instituto Federal do Piaui, faço o curso de tecnologia da informação e atualmente estou junto ao meu grupo desenvolvendo uma plataforma de auxilio a alfabetização de crianças autistas, que nesta plataforma pretendemos utilizar técnicas de musicoterapia e gamificação.

    Gostaria de saber se de alguma forma podemos ter a ajuda deste projeto musica para crescer?

    Ficaria muito grato de receber ajuda na parte musical.

    ResponderExcluir

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.