Musicoterapia BH e Estimulação Infantil
Música para Crescer - Musicoterapia BH
Falar daquilo que deixa nosso coração transbordando de
alegria é sempre um presente e também um convite para a reflexão.
O trabalho com a estimulação infantil começou em a mais de
trinta anos e espero que continue por mais 30, afinal estar rodeado de crianças
é sempre o meu melhor lugar!
"Música para Crescer é um programa de estimulação infantil que usa a música e seus elementos para desenvolver e ampliar a aquisição das competências
MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS."
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Que tipo de habilidades a musicoterapia pode desenvolver nas crianças?
Como se trata de uma intervenção que segue os parâmetros do desenvolvimento infantil, partindo sempre da demanda e das possibilidades preservadas no paciente, a Musicoterapia vai desenvolver o que precisa ser desenvo9lvido naqu7ele momento e para aquela criança. Muitas vezes, em um primeiro momento, o que a criança precisa é focar o olhar, buscar um contato visual. Quando um som agradável, ou mesmo inesperado surge em um ambiente, naturalmente nos voltamos para a fonte sonora. Com a criança isso é ainda mais automático, afinal ela está descobrindo o mundo, tudo é novidade, merece ser descoberto. Depois que a criança é capaz de focar o olhar, isto é, manter a atenção, o objetivo pode ser imitar pequenos gestos. Já e´ do senso comum a história do neurônio espelho... o que nos torna humanos é esta conexão com o outro, que começa pela imitação. Aí podemos pensar nos sons da fala, e nada melhor que a música para se descobris, brincando, os pontos de articulação para se produzir um som adequado para a interação sonora. Neste momento já estaremos estimulando a linguagem e a fala, de forma lúdica e natural.
Quais são as ferramentas sonoras usadas pela
musicoterapia no atendimento a crianças?
No processo musicoterapêutico a Música pode
surgir dos sons produzidos pelo corpo, dos brinquedos e objetos sonoros e é claro,
dos mais variados instrumentos musicais.
Estes últimos primam para qualidade sonora e também precisam se ajustar
às habilidades motoras das crianças, levando sempre em consideração sua
realidade atual e nosso objetivo de evolução motora.
Como trabalhar musicoterapia na educação
infantil?
O Musicoterapeuta pode e deve estar inserido no
contexto da educação infantil uma vez que sua intervenção vai além da
estimulação das habilidades para aquisição de competências como a performance
musical ou a apreciação. Principalmente no contexto da escola inclusiva, que
deveria ser a realidade e todas as escolas, est profissional seria uma grande
contribuição. Apoiando as professoras no uso da Música para aquisição do
conteúdo pedagógico e também as famílias e toda a sociedade.
O que trabalhar com a musicoterapia?
Como já dissemos: devemos trabalhar a demanda específica daquela criança, levando em consideração seu estado de desenvolvimento atual, sua condição, que pode ou não estar relacionada com as patologias genéticas, como Sindrome de Down, a Paralisia cerebral ou mesmo o Autismo (TEA). O Musicoterapeuta não perde o tom, ela faz Música para Crescer.
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