1 de março de 2020

Musicoterapia BH - Dia Internacional da Musicoterapia


         *No dia 1 de março é comemorado o Dia do Musicoterapeuta!




No Brasil, no dia 15 de setembro, de acordo com a  Lei 7.177 de 30 de abril de 1991 (Projeto de lei número 386/88 do Deputado Moisés Lipnik), é comemorado o Dia do Musicoterapeuta no Brasil.


A Federação Mundial de Musicoterapia (WFMT) define essa ciência como “a utilização da música e/ou seus elementos por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.” 


Você pode apoar a regulamentação da profissão! VOTE AQUI!

                           UFMG - Bacharelado em Musicoterapia

Desde 1984, quando iniciamos o curso de graduação em psicologia, já pensávamos em aliar o trabalho às formas artísticas de expressão humana. 

Sabemos que a música faz parte da vida desde o útero, quando os sons ritmados do coração materno, pulsando serenamente, trazem quietude... 

 Nosso contato com a musicoterapia começou no  segundo ano da graduação, em 1986, através de um curso ministrado pela primeira pessoa a usar a musicoterapia em Minas Gerais, a grande entusiasta Benedicta Borges de Andrade, conhecida como Didi, a quem agradecemos eternamente!


Didi

Nessa mesma época descobrimos que em alguns estados do Brasil já existiam cursos específicos de graduação em musicoterapia!!! 

Em 2016 realizamos a segunda graduação na UFMG - musicoterapia!


      
No anos de 2014, nós, musicoterapeutas, tivemos mais uma conquista para a profissão, passamos a ter a inscrição no CBO (Código Brasileiro de Ocupações). O número que designa a profissão é 2263-05. A regulamentação da profissão e a formação de um conselho ainda são conquistas do porvir.

Sabemos também que a música é um patrimônio da humanidade e a reconhecemos como inerente às relações interpessoais. Consideramos como do âmbito do musicoterapeuta orientar os demais profissionais das áreas da saúde e da educação para o melhor uso desse recurso, evitando assim as iatrogenias das quais essa ferramenta não se encontra isenta.



Dia 25 de abril, nosso próximo workshop presencial:
                                                             Inscreva-se já!

Simone Presotti Tibúrcio 
 Psicóloga e Musicoterapeuta 
 CRP 04 8052  & CBO Mt- 2263-05
 cel: (31)985261560

Musicoterapia BH 2006

NMT- Fellowship Neurologic Music Therapy - Robert F. Unkefer Academy , membro da WFMT - World Federatin of music Therapy, associada à: ABENEPI - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e APEMEMG - Associação Mt de M.G. Expert da EDUK curso on-line de Brincadeiras Educativas. Desde 1988 atua na neuroreabilitação de crianças adolescentes e idosos no espaço #musicoterapiabh. 




Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.