1 de março de 2020

Musicoterapia BH - Dia Internacional da Musicoterapia


         Dia 01 de março é comemorado o dia do Musicoterapeuta!




No Brasil a data é comemorada dia 15 de setembro, de acordo com a  Lei 7.177 de 30 de abril de 1991 (Projeto de lei número 386/88 do Deputado Moisés Lipnik) é comemorado o Dia do Musicoterapeuta no Brasil.


A Federação Mundial de Musicoterapia - WFMT -  define esta ciência como: “a utilização da música e/ou seus elementos por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.” 


Você pode apoar a regulamentação da profissão, VOTE AQUI

                           UFMG - Bacharelado em Musicoterapia

Desde 1984, quando iniciamos o curso de graduação em Psicologia, já pensávamos em aliar o trabalho às formas artísticas de expressão humana. 

Sabemos que a Música faz parte da vida desde o útero, quando os sons ritmados do coração materno pulsando serenamente traz quietude... 

 Nosso contato com a Musicoterapia começou no  segundo ano da graduação, 1986 através de um curso ministrado pela primeira pessoa a usar a musicoterapia em Minas Gerais, a grande entusiasta Benedicta Borges de Andrade, conhecida como Didi, a quem agradecemos eternamente!


Didi

Nesta mesma época descobrimos que em alguns Estados do Brasil já existiam cursos específicos de graduação em Musicoterapia!!! 

Em 2016 realizamos a segunda graduação na UFMG - Musicoterapia!


      
No anos de 2014 nós Musicoterapeutas tivemos mais uma conquista para a profissão, passamos a ter a inscrição no CBO – Código Brasileiro de Ocupações. O número que designa a profissão é 2263-05. A regulamentação da profissão e a formação de um conselho ainda são conquistas do porvir.

Sabemos também que a Música é um patrimônio da humanidade e a reconhecemos como inerente ás relações interpessoais. Consideramos como do âmbito do musicoterapeuta, orientar os demais profissionais das áreas da saúde e da educação para o melhor uso deste recurso, evitando assim as iatrogênias das quais esta ferramenta não se encontra isenta.



Dia 25 de abril nosso próximo workshop Presencial:
                                                             Inscreva-se já!

Simone Presotti Tibúrcio 
 Psicóloga e Musicoterapeuta 
 CRP 04 8052  & CBO Mt- 2263-05
 cel: (31)985261560

Musicoterapia BH 2006

NMT- Fellowship Neurologic Music Therapy - Robert F. Unkefer Academy , membro da WFMT - World Federatin of music Therapy, associada à: ABENEPI - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e APEMEMG - Associação Mt de M.G. Expert da EDUK curso on-line de Brincadeiras Educativas. Desde 1988 atua na neuroreabilitação de crianças adolescentes e idosos no espaço #musicoterapiabh. 




Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.