14 de junho de 2018

Musicoterapia BH - Música para crescer, com música e grafismo





*Música para Crescer é um programa de estimulação  infantil que usa a música e seus elementos para potencializar a aquisição de competências MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS.

 São utilizadas atividades com o som, o corpo, os instrumentos musicais, a dramatização e a música, para criar interações irresistíveis! 

Hoje vamos falar sobre o uso da música associada ao GRAFISMO, isto é, o uso de desenhos e de demais representações gráficas feitas em tempo real
 e de forma conjunta com o paciente.




Nesse processo, a música é usada como apoio para a interação
 e se torna uma forma importante de manter a atenção da criança.

O tema interessa muito a todos os profissionais da saúde e da educação e foi apresentado em WORKSHOP #musicoterapiabh PRESENCIAL, que aconteceu na cidade de Goiânia. 




#musicoterapiabh (Simone Presotti Tibúrcio) foi uma das convidadas pelos estudantes de musicoterapia para um evento nacional, o Encontro Nacional dos Estudantes de Musicoterapia. Você pode ler o artigo completo sobre o trabalho, que está na página 300 da Revista Brasileira de Musicoterapia:



Mas como acontece o uso deste recurso na hora da interação clínica? 
Com quais objetivos podemos usar este recurso que encanta crianças, jovens e adultos, uma vez que pode ser adaptado a vários temas, de acordo com o interesse de seu paciente? 

Para aprofundar o assunto e aprender de forma prática e personalizada, você pode participar de nossos workshops PRESENCIAIS, ou mesmo receber uma SUPERVISÃO PRESENCIAL ou via SKYPE: 



Turma de 10 participantes no espaço #musicoterapiabh 


Mas para ver um pouco do uso desse recurso no contexto clínico, seguem alguns vídeos: 

#peripeciassonoras do G.

G. é um menino lindo e muito ativo! Ele começou a participar do #musicaparacrescer em março de 2018 e seus objetivos com o processo são ampliar suas habilidades de interagir e de manter o contato visual. Quando alcançar essas competências, acreditamos que ele irá apresentar maior interesse para estabelecer estratégias comunicativas (GESTOS, SONS e FALA), ampliando sua linguagem. 

G. participa de sessões em grupo com sua mãe, de sessões com outras crianças e também de sessões individuais (somente ele e a terapeuta), de forma intercalada e seguindo as necessidades do processo.

Vamos ver como acontece a #musicoterapiabh do G?!

Vídeo 1 - Neste CLIP você pode ver todas as turmas do #musicoterapiabh de Maio de 2018! O CLIP foi uma homenagem para o Dia das Mães! No tempo 0:38 você pode ver nosso menino G. explorando o violão: 

                                             
                                                  CLIP #musicaparacrescer #musicoterapiabh 
                                                                        Dia das Mães 2018

Vídeo 2 - Neste CLIP você vai ver uma sessão individual! O vídeo mostra:

1- Como começa a sessão, a partir de interação que envolve música e estímulo proprioceptivo a fim de regular a criança.

2 - Músicas #musicaparacrescer, para organização de postura e respiração, para as quais G. já apresenta feedback de resposta de imitação e antecipação de gestos. 

3 - Música associada ao grafismo, atividade específica para o programa de G., que visa a trabalhar a PERCEPÇÃO do outro, os TURNOS da comunicação, a atenção, o uso dos pronomes pessoais e também estimula a iniciar sua representação do mundo através do desenho! (Todo o conteúdo teórico está na Revista Brasileira de Musicoterapia, já citada acima.) 

4 - A sessão encerra sempre com uma canção do “Tchau, tchau”, que organiza para a hora da partida, que pode ser bem difícil para a criança!

                             
                                                     14 de junho de 2018
     

Vídeo 3 -  Neste CLIP você vai ver mais uma sessão individual. Na verdade, ela é anterior à apresentada no vídeo 2 e aconteceu no dia 07 de junho de 2018. 

Esta foi a sessão inicial do trabalho com uso da música e do grafismo com o pequeno G., e não foi nada fácil para o nosso menino aceitar alternar o uso do material gráfico com a terapeuta durante a atividade... 

Houve choro e descarga motora, mas ao mesmo tempo o interesse pela música e sua gratificação auditiva aliviava a dificuldade, e G. foi capaz de alternar com a terapeuta, trabalhando a atenção compartilhada e fazendo um treino de troca de TURNOS, mesmo que ainda muito simples. 

Ao lidar com a frustração, a criança desenvolve competências importantes para seu amadurecimento neuropsicológico. Algumas substâncias inerentes ao funcionamento bioquímico e à produção de neurotransmissores estão relacionados à experiência humana de suportar a "catecolamina". 

Você nunca ouviu falar esse nome? Mas pode acreditar: você também já sofreu com essa substância e, graças a essa experiência, foi capaz de sair da fase inicial de todo SER HUMANO, o EGOCENTRISMO. Por esse motivo você acabou desenvolvendo resiliência e EMPATIA, tornando-se um ADULTO! 



                                                             07 de junho de 2018

Vídeo 4 - Neste CLIP você vai ver ao encerramento da mesma sessão anterior, se estiver seguindo o post. O vídeo mostra o fechamento da sessão de 14 de junho de 2018 e certifica que o menino G. acabou a sessão bem, mesmo depois do chororô...

G. até foi fundo nessa exploração sonora ao piano, com a atividade da "Dança das Borboletas" do #musicoterapiabh, ao som da composição de Pizzicato (1836-1891), "Léo Delibes". Ele foi capaz de demonstrar estar atento ao que estava ouvindo, interagindo com o andamento e a dinâmica, dentro de suas possibilidades motoras e cognitivas. 


                                     07 de junho de 2018 - ENCERRAMENTO da sessão!




Quer estudar um pouco sobre o assunto CATECOLAMINA?
 Segue a palestra do Dr. Ivan Capelatto


Segue o livro do mesmo autor:
                                                       Livro esta no sbmarino

                                     Pizzicato (1836-1891), "Léo Delibes" 

   
Vamos acompanhar as produções
 gráficas resultantes das interações 
que você assistiu no vídeo?


07/06/2018

                                                               14/06/2018
                                      1-

Mas o que é o Música para CRESCER do Musicoterapia BH? 


            

                                        Bases teóricas do programa:  
         
         O  programa Música para CRESCER - Musicoterapia BH tem aspectos congruentes aos modelos mais atuais sobre estimulação infantil (DIRFloortimeSon Rise e Hanen), mas apresenta especificidades originais de nossa trajetória e prática de mais de 28 anos de atuação efetiva com crianças e adolescentesNossa abordagem, assim como nos modelos citados, está totalmente embasada no desenvolvimento funcional infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e também a sua forma particular de se relacionar com seu entorno. 

         O projeto Música para CRESCER - Musicoterapia BH é um programa de estimulação infantil através da música e de seus elementos e pode acontecer em sessões individuais ou em grupo, com a participação das mães. O objetivo é estimular as bases para o desenvolvimento de competências MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS, de forma global e abrangente.  

      Nossos objetivos durantes as interações sonoras e musicais objetivam:

1. Estabelecer entre a criança, adulto e espaço físico (inclui sala e instrumentos) uma sinergia que crie um ambiente acolhedor, a fim de que a criança se sinta aceita e acolhida.

2.     Deixar que a espontaneidade da criança direcione as interações sonoras e musicais que serão acolhidas e ampliadas pelo terapeuta com os desafios pertinentes para a etapa do desenvolvimento da criança e também com outros objetivos específicos para cada caso. 






    POST AGENDA MUSICOTERAPIA BH: 


                               SAIBA DE TUDO QUE VAI ROLAR NO ESPAÇO MUSICOTERAPIA BH












Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.