Musicoterapia BH - Música para crescer, com música e grafismo
*Música para Crescer é um programa de estimulação infantil que usa a música e seus elementos para potencializar a aquisição de competências MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS.
São utilizadas atividades com o som, o corpo, os instrumentos musicais, a dramatização e a música, para criar interações irresistíveis!
Hoje vamos falar sobre o uso da música associada ao GRAFISMO, isto é, o uso de desenhos e de demais representações gráficas feitas em tempo real e de forma conjunta com o paciente.
Nesse processo, a música é usada como apoio para a interação e se torna uma forma importante de manter a atenção da criança.
O tema interessa muito a todos os profissionais da saúde e da educação e foi apresentado em WORKSHOP #musicoterapiabh PRESENCIAL, que aconteceu na cidade de Goiânia.
#musicoterapiabh (Simone Presotti Tibúrcio) foi uma das convidadas pelos estudantes de musicoterapia para um evento nacional, o Encontro Nacional dos Estudantes de Musicoterapia. Você pode ler o artigo completo sobre o trabalho, que está na página 300 da Revista Brasileira de Musicoterapia:
Mas como acontece o uso deste recurso na hora da interação clínica?
Com quais objetivos podemos usar este recurso que encanta crianças, jovens e adultos, uma vez que pode ser adaptado a vários temas, de acordo com o interesse de seu paciente?
Para aprofundar o assunto e aprender de forma prática e personalizada, você pode participar de nossos workshops PRESENCIAIS, ou mesmo receber uma SUPERVISÃO PRESENCIAL ou via SKYPE:
Turma de 10 participantes no espaço #musicoterapiabh
Mas para ver um pouco do uso desse recurso no contexto clínico, seguem alguns vídeos:
#peripeciassonoras do G.
G. é um menino lindo e muito ativo! Ele começou a participar do #musicaparacrescer em março de 2018 e seus objetivos com o processo são ampliar suas habilidades de interagir e de manter o contato visual. Quando alcançar essas competências, acreditamos que ele irá apresentar maior interesse para estabelecer estratégias comunicativas (GESTOS, SONS e FALA), ampliando sua linguagem.
G. participa de sessões em grupo com sua mãe, de sessões com outras crianças e também de sessões individuais (somente ele e a terapeuta), de forma intercalada e seguindo as necessidades do processo.
Vamos ver como acontece a #musicoterapiabh do G?!
Vídeo 1 - Neste CLIP você pode ver todas as turmas do #musicoterapiabh de Maio de 2018! O CLIP foi uma homenagem para o Dia das Mães! No tempo 0:38 você pode ver nosso menino G. explorando o violão:
CLIP #musicaparacrescer #musicoterapiabh
Dia das Mães 2018
Vídeo 2 - Neste CLIP você vai ver uma sessão individual! O vídeo mostra:
1- Como começa a sessão, a partir de interação que envolve música e estímulo proprioceptivo a fim de regular a criança.
2 - Músicas #musicaparacrescer, para organização de postura e respiração, para as quais G. já apresenta feedback de resposta de imitação e antecipação de gestos.
3 - Música associada ao grafismo, atividade específica para o programa de G., que visa a trabalhar a PERCEPÇÃO do outro, os TURNOS da comunicação, a atenção, o uso dos
pronomes pessoais e também estimula a iniciar sua representação do mundo
através do desenho! (Todo o conteúdo teórico está na Revista Brasileira de Musicoterapia, já citada acima.)
4 - A sessão encerra
sempre com uma canção do “Tchau, tchau”, que organiza para a hora da partida, que pode ser bem difícil para a criança!
14 de junho de 2018
Vídeo 3 - Neste CLIP você vai ver mais uma sessão individual. Na verdade, ela é anterior à apresentada no vídeo 2 e aconteceu no dia 07 de junho de 2018.
Esta foi a sessão inicial do trabalho com uso da música e do grafismo com o pequeno G., e não foi nada fácil para o nosso menino aceitar alternar o uso do material gráfico com a terapeuta durante a atividade...
Houve choro e descarga motora, mas ao mesmo tempo o interesse pela música e sua gratificação auditiva aliviava a dificuldade, e G. foi capaz de alternar com a terapeuta, trabalhando a atenção compartilhada e fazendo um treino de troca de TURNOS, mesmo que ainda muito simples.
Ao lidar com a frustração, a criança desenvolve competências importantes para seu amadurecimento neuropsicológico. Algumas substâncias inerentes ao funcionamento bioquímico e à produção de neurotransmissores estão relacionados à experiência humana de suportar a "catecolamina". Você nunca ouviu falar esse nome? Mas pode acreditar: você também já sofreu com essa substância e, graças a essa experiência, foi capaz de sair da fase inicial de todo SER HUMANO, o EGOCENTRISMO. Por esse motivo você acabou desenvolvendo resiliência e EMPATIA, tornando-se um ADULTO!
07 de junho de 2018 Vídeo 4 - Neste CLIP você vai ver ao encerramento da mesma sessão anterior, se estiver seguindo o post. O vídeo mostra o fechamento da sessão de 14 de junho de 2018 e certifica que o menino G. acabou a sessão bem, mesmo depois do chororô... G. até foi fundo nessa exploração sonora ao piano, com a atividade da "Dança das Borboletas" do #musicoterapiabh, ao som da composição de Pizzicato (1836-1891), "Léo Delibes". Ele foi capaz de demonstrar estar atento ao que estava ouvindo, interagindo com o andamento e a dinâmica, dentro de suas possibilidades motoras e cognitivas.
07 de junho de 2018 - ENCERRAMENTO da sessão!
Quer estudar um pouco sobre o assunto CATECOLAMINA?
Mas o que é o Música para CRESCER do Musicoterapia BH?
Bases teóricas do programa:
O programa Música para CRESCER - Musicoterapia BH tem aspectos congruentes aos modelos mais atuais sobre estimulação infantil (DIRFloortime, Son Rise e Hanen), mas apresenta especificidades originais de nossa trajetória e prática de mais de 28 anos de atuação efetiva com crianças e adolescentes. Nossa abordagem, assim como nos modelos citados, está totalmente embasada no desenvolvimento funcional infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e também a sua forma particular de se relacionar com seu entorno.
O projetoMúsica para CRESCER - Musicoterapia BHé um programa de estimulação infantil através da música e de seus elementos e pode acontecer em sessões individuais ou em grupo, com a participação das mães. O objetivo é estimular as bases para o desenvolvimento de competências MOTORAS, COGNITIVAS e INTERPESSOAIS, de forma global e abrangente.
Nossos objetivos durantes as interações sonoras e musicais objetivam:
1.Estabelecer entre a criança, adulto e espaço físico (inclui sala e instrumentos) uma sinergia que crie um ambiente acolhedor, a fim de que a criança se sinta aceita e acolhida.
2.Deixar que a espontaneidade da criança direcione as interações sonoras e musicais que serãoacolhidaseampliadas pelo terapeuta com os desafios pertinentes para a etapa do desenvolvimento da criança e também com outros objetivos específicos para cada caso.
Simone Presotti Tibúrcio é Psicóloga formada pela PUC/Minas 1988 (CRP04 8052) e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem - Pós Graduada pela FAMIH/BH – 1998.
Graduada em Música pela UFMG - Bacharelado em Música com Habilitação em Musicoterapia ESMU - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Certificação em Musicoterapia Neurológica pela Robert F. Unkefer – Colorado – EUA. Aprofundamento no Modelo Benenzon pela Fundação Benenzon de Buenos Aires - Argentina (Nível 1).
Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e orientação familiar. No espaço Musicoterapia BH atende semanalmente pessoas de todas as faixas etárias para o trabalho de musicoterapia. Pioneira no trabalho de Musicoterapia em Minas Gerais, Estado onde atua desde 1988. Fundou, em Belo Horizonte, a AMT- MG / Associação de Musicoterapia de Minas Gerais, na qual fez parte de vários cargos e organizou eventos para divulgação do tema no período de 2001 a 2011.
Autora de artigos e capítulos em livros sobre Musicoterapia e Reabilitação Neurológica publicados em vários idiomas e palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Coordena os projetos: 1- Música para Crescer - com grupos inclusivos de estimulação pela música para crianças de 0 a 6 anos e seus pais e cuidadores. 2- Musicando a Escola – IMEPE, com crianças e adultos desde 2007, desenvolvendo trabalho de Musicoterapia Escolar. 3- Mães que cantam, encantam - trabalho gratuito desenvolvido com mães de crianças e adolescentes com necessidade especial em parceria com o projeto Cuidando de Quem Cuida e No Mundinho Azul.
Musicista profissional (OMB-14.810), toca vários instrumentos e compõe de forma livre e divertida.
Co- autora do livro e CD – Caracol e Cia que associa grafismo e música para a estimulação infantil.
Expert da Eduk, autora do curso Brincadeiras Educativas e do Blog Musicoterapia BH.
Coordena o Workshop Musicoterapia BH - Práticas sonoras e musicais e demais oficinas, que ministra regularmente em seu espaço com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da saúde e da educação com recurso criativos e consistentes sobre o uso da música.
Consultora e supervisora de projetos relacionados ao uso da música nas áreas da saúde e da educação.
0 comentários:
Postar um comentário