1 de fevereiro de 2017

Musicoterapia BH - WORKSHOP para profissionais da saúde e da educação

                 
         *Nosso espaço em BH realiza bimestralmente um WORKSHOP, com oito horas de duração, para profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação que consideram importante saber mais sobre esses recursos espontaneamente usados para motivar o SER:

SOM - MÚSICA - MOVIMENTO 
      No trabalho com crianças, jovens, adultos e idosos, as profissionais da saúde - - fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e pediatras - e da educação - educador físico, professoras de todas as séries e pedagogas -, normalmente lançam mão desses recursos para motivar seus pacientes e alunos.

        Sabemos que a formação acadêmica não supre as necessidades para a atuação do ponto de vista prático, principalmente no que se refere ao uso dos recurso musicais em nenhuma destas formações. 
         
         A música faz parte das relações interpessoais e é usada por todos, em todas as situações.  Acreditamos que seja de grande importância saber mais sobre o assunto, principalmente na atualidade, quando estudos acadêmicos apontam para o grande impacto da música para a neuropsicologia.

        Nessas oito horas preciosas, recebemos somente dez participantes a cada edição do workshop!


                                           Veja todas as fotos e turmas AQUI
        
       Queremos que você se sinta acolhido e direcionado, para descobrir a sua musicalidade. Ainda que jamais tenha aprendido a "tocar um instrumento" ou se considere particularmente "desafinado" e sem "ritmo", nós estaremos facilitando e tornando essa tarefa um agradável encontro! 

          Mas quais outro benefícios você terá? Afinal, você não quer se tornar cantor, estudar música ou qualquer outra coisa... 

         Pode acreditar: depois dessas oitos horas divertidas você descobrirá novas formas de usar esses recursos em sua prática profissional com muito mais criatividade, consistência e persuasão (sim, seu convite para as atividades sonoras e musicais com seus alunos e pacientes se tornarão irresistíveis!).

                                     Saiba a próxima data e se inscreva por AQUI
               
OBJETIVO: Instrumentalizar profissionais das áreas de saúde e educação com recursos práticos que poderão ser incorporados às atividades dentro de seu campo de atuação. As atividades propostas abrangem populações de todas as idades, com desenvolvimento típico ou para o trabalho junto às pessoas com necessidades especiais. Serão abordados aspectos da neurofisiologia da música, conceitos da percepção e integração do estímulo sonoro musical e desenvolvimento humano. As atividades propostas poderão der utilizadas no atendimento clínico e pedagógico.

                                          Você vai continuar cantando o "sapo não lava o pé"?

          Além de ampliar sua prática, o profissional que participa passa também a conhecer o grande potencial da musicoterapia e a reconhecer quando é importante encaminhar um paciente para esse tratamento, que vai muito além de usar as atividades sonoras e musicais. 
         
          Reforçamos que este evento não titula musicoterapeutas ou autoriza a usar esta nomenclatura enquanto técnica ou abordagem. Para se tornar um musicoterapeuta, você encontra informações no site da União Brasileira das Associações de Musicoterapia - UBAM.

         A Musicoterapia esta descrita no CBO, documento normalizador do reconhecimento (1) da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva (2).

            A realização deste WORKSHOP para profissionais da saúde e da educação está dentro das competências descrição no DACUMda Musicoterapia Brasileira, que prevê 148 atividades específicas desses profissionais na área da saúde.

           Para saber mais como é a prática Musicoterapia BH no campo da neuroreabilitação, você pode assistir aos vídeos do nosso canal no YouTube: 


                                                             Vá direto por AQUI
         
                                                         Estamos te esperando!
                  
           Se você não pode se deslocar para BH, segue o link do nosso curso online para Eduk - Brincadeiras educativas para crianças de 0 a 3 anos. Você pode fazer sem sair de casa! Ele atende a profissionais e familiares: 

                                                          Clique  AQUI

         * DACUM - Musicoterapia Brasileira: 

            O que é DACUM?

n  Um método de análise do trabalho que visa a obtenção de resultados que possam ser imediatamente aplicados. 

n  Desenvolvido pelo Centro de Educação e Formação para o Emprego da Universidade Ohio (USA).

         *Onde está descrita essa função do Musicoterapeuta? 

                                F -11,13 e 15:

  
                                   Y - 9 e 10: 

              A presença da Musicoterapia na CBO e a normatização através 
do DACUM foi uma grande conquista para a classe! 
             Em âmbito nacional realizamos colaboração financeira e demais 
discussões para criar o perfil da função. Foi emocionante e desafiador. 
Seriam muitos os nomes a serem citados aqui, mas neste
 momento, por livre escolha, lembramos das Mts Lilian Engelmann 
e Erci Kimi Inokuchi. Obrigada! 

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.