1 de junho de 2015

Motivação e MÚSICA, uma parceria conhecida! Use este recurso para facilitar o cuidado da criança - CURSO na EDUK

*Motivação!

Essa é a palavra de ordem na contemporaneidade.
Se buscamos por algo simples e acessível, que seja reconhecidamente motivador, em todas as épocas, para todas as etnias e em todas as fases do viver, podemos afirmar sem sombra de dúvida:

A MÚSICA!


Sabemos que essa relação com a música é a primeira de todas.

Reflita:

Nossos pequenos, os bebês, chegam ao mundo sem conhecer a linguagem, mas logo aprendem a associar o som melodioso da voz materna ao carinho e aconchego do toque delicado.

Nessa fase o ouvido do neném tem seu lugar cativo, na maior parte do tempo em que esta acordado, no peito materno.

Nesse lugar paradisíaco ele sente a cadência do coração e ouve o som da voz da mãe, dois sons que fizeram parte do universo sonoro em que esteve imerso por mais ou menos nove meses do período de gestação. Nesse estado ele deve se sentir tranquilo e acalentado.

Como nem sempre a maré esta “pra peixe”... principalmente quando estamos tentando socorrer uma crise de cólica do recém-nascido...

O coração de adulto cuidador retumba!!!!

Afinal, o adulto que cuida, apressado e aturdido por qualquer demanda inevitável que o tire de seu estado sereno, terá principalmente na frequência cardíaca o indicador de seu estado mental.

Assim, rapidamente o bebê irá associar o acelerar da frequência cardíaca do cuidador a um toque mais agitado, preocupado, ansioso e temeroso, que vem acompanhado de um outro tom de voz.

Aos poucos o bebê irá fazer novas associações e começará a se inteirar da prosódia, da melodia da fala. 

Essa será sua primeira inserção no que um dia alcançará o status de linguagem!




Ainda bem que esse aprendizado começa assim tão cedo, pois lidar com as vicissitudes da vida pode ser tão interessante e desafiador quanto viver em um paraíso monótono e irreal.

        Mas ao mesmo tempo o cuidado da criança não pode ser um padecer no paraíso. Assim devemos viver para tornar essa fase uma lembrança agradável para todos os envolvidos. Então... 

Você, mamãe, papai, babá, vovó, madrinha, professora, que cuida de um bebê...
Você sabe usar este recuso – A MÚSICA –, a seu favor?

Você sabe que pode e deve cantar para motivar sua criança a ser colaborativa para muitas das tarefas que podem ser difíceis no seu cuidado diário? 

Veja o teaser do curso da EDUK sobre o tema:



Faça sua inscrição para assistir às aulas online e gratuitas que acontecerão nos dia 10,11 e 12 de junho! É simples e fácil:


      



Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.