22 de outubro de 2014

Musicoterapiabh - Dica da semana: TAC -Tecnologia Assistiva para Cognição em Musicoterapia.



       A infinidade de recursos encontrados hoje nos tabletes e androides são de grande interesse para todas as crianças e devem ser utilizados como recurso para aprendizagem e entretenimento.
       No que se refere às possibilidade musicais é quase impossível e irresistível não experimentar cada um dos aplicativos que envolvem tocar, compor e brincar com os sons.
       Mas antes de falar mais sobre estes recursos, consideramos emergente ponderar sobre o assunto...
       Por se tratar de uma diversão introspectiva, em que o sujeito e máquina formam "um par perfeito ", esta relação virtual pode se transformar quase em um namoro, um namoro que dá certo, pois não aparece o conflito. Como namorar é mesmo muito bom, este relacionamento passa logo para um noivado e rapidamente e se transformar em um casamento eterno. Você e seu Ipad unidos para sempre até que a morte os separe... + ...+...+...+
       Assim, a grande questão do momento se relaciona ao que seria a medida adequada para a utilização destes recursos, principalmente pelas crianças.
        Se devemos pensar no quanto é saudável e prudente nos tronarmos tão dependentes deste conforto, mais emergente ainda, é pensar sobre nossa responsabilidade em tornar nossas crianças também dependentes.
       Neste primeiro post sobre o tema apontamos para a necessidade pensar sobre o assunto.
       Com certeza não existe a possibilidade de abrir mão deste recurso e muito menos observa-lo apenas em seus aspectos negativos, seria uma grande tolice.
        Assim segue um convite a pensar e seguir o bom senso (bom senso do ADULTO) para orientar crianças e determinar o quanto estas tecnologias são adequadas e qual o tempo pertinente para utilização.
        Segue uma tabela com as recomendações de tempo adequadas para cada idade:

     Se você achou esta trabela inviável  e impossível de por em prática, já é um bom motivo para parar e pensar... Seguem alguns argumentos que podem auxiliar o percurso:

     A não mais de 60 anos atras não se via o menor malefício no uso dos cigarros, afinal o fumo se trata de um vegetal desidratado, nesta época os vegetais nem mesmo careciam de ser orgânicos...
     Algumas famílias, inclusive, permitiam o uso de cigarros por crianças:


        Isto lhe parece muito estranho, não é mesmo?
        Mas se fosse dito às pessoas daquela época que haveria um tempo que o Tabagismo seria um vilão, seria combatido e visto como um grande malefício... provavelmente eles não acreditariam...
        Pois é...
        Nós mesmo, com uma infância um pouco menos longínqua, fomos estimulados a brincar e comer cigarrinhos de chocolate, aliás deliciosos, tanto para degustar como para brincar de "gente grande".        
        Eles eram ofertados com carinho e ignorância por adultos que nos amavam e queria o nosso bem maio, que não viam o menor perigo em estimular seus pequenos a se interessar pelo cigarro.
        Bom, se você já acredita que nem sempre o que reluz é ouro, pode ir além nesta pesquisa e descobrir mais sobre os malefícios que o uso desregrado (mais uma vez reforçamos que não abrimos mão do uso!!!) desta tecnologia podem acarretar.

         10 Motivos para orientar um melhor uso de Ipad para crianças:



        Como consideramos o uso das tecnologias são de grande valia para crianças com desenvolvimento típico, e ainda mais visivelmente, para as crianças com desenvolvimento atípico ( preferimos chamar de personalizado...) e não vamos abrir mão disto!
        Mas temos que tomar posições substantiváveis e contínuas sobre o que consideramos adequado. 
        Uma boa tática para regrar o uso desta tecnologia para a criança sobre a sua responsabilidade já está disponível nos Ipads, este recurso é denominado ACESSO GUIADO.
       Com ele você pode regrar o uso para um único aplicativo, que deve ser de interessante e adequado para sua criança naquele momento.
       Percebemos que só a impossibilidade de ficar "saracutiando" na tecnologia de forma desregrada, passando de um aplicativo para o outro, correndo pelo YOU TUBE, revendo uma foto... em uma frenética viagem virtual sem começo e nem fim, já irá contribuir para um uso mais apropriado, tanto nos aspectos quantitativo, referentes ao tempo de uso, quanto aos qualitativo, referentes ao o que é adequado e produtivo para sua criança.  
       Veja como usar o acesso guiado no Ipad neste tutorial:

http://www.paivajunior.com.br/blog/como-ativar-e-utilizar-o-acesso-guiado-no-ipad-para-autistas/

       Mais uma vez reforçamos, somos a favor do uso, aliás, somos usuários conscientes!
     

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.