10 de junho de 2012

Degeneração Lobar Frontotemporal


   Esta semana eu e minhas colegas da Musicoterapia Neurológica: Mt Tereza Raquel (GO) e Mt Shirlene (MG) estaremos participando do 1° Simpósio Latino-Americano e 3º Simpósio Brasileiro de Degeneração Lobar Frontotemporal, realizado pelo Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia.

   Em todo o mundo nota-se aumento expressivo da população idosa. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos próximos 20 anos a população idosa do Brasil deverá ultrapassar 30 milhões de pessoas, representando quase 13% da população total do país.
   Diante deste cenário, é natural que haja preocupação crescente com doenças crônicas associadas ao envelhecimento, em especial com aquelas que acarretam incapacidade significativa para o paciente e que também repercutem negativamente sobre as famílias, como as demências. O número estimado de casos de demência no mundo, atualmente, é de 30 milhões de pessoas, com 4,6 milhões de novos casos a cada ano.
A Degeneração Lobar Frontotemporal (DLFT) é considerada a segunda causa mais frequente de demência de início precoce depois da doença de Alzheimer. Essa síndrome é dividida em três subtipos: a Demência Frontotemporal, a Afasia Progressiva Primária e a Demência Semântica. A Demência Frontotemporal é caracterizada por transtornos progressivos de comportamento, o que implica em diagnóstico diferencial importante com doenças psiquiátricas. A Afasia Progressiva Primária e a Demência Semântica são caracterizadas por disfunções de linguagem e, também comumente, por alterações comportamentais. Não há tratamento curativo para essas doenças. O tratamento é apenas sintomático, incluindo o uso de algumas medicações e intervenções não farmacológicas dirigidas aos pacientes e a seus familiares e cuidadores.

     Acreditamos que o evento seja uma ótima oportunidade de atualização sobre um tema de grande relevância clínica, com larga interface entre várias disciplinas das Neurociências, e de interesse multiprofissional, além de ser um ambiente privilegiado para divulgação e discussão de pesquisas na área.

Nos vemos lá, Simone Presotti Tibúrcio

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.