29 de maio de 2012

Musicoterapia Mineira



         A Musicoterapia em Minas Gerais FAZ sua história com o empenho das profissionais dedicadas!
   Algumas tiveram como formação inicial a Música, outras tantas vieram da Psicologia, da Pedagogia, da Letras...
       Surgiram assim, do campo da educação e da saúde. Todas tocavam instrumentos e utilizavam a música em sua prática profissional e se surpreendiam com o quanto a música podia ajudar.
     Apaixonadas por este tema continuam a viajar para participar de congressos e  cursos no Brasil e no exterior. Se reúnem frequentemente para estudar as bibliografias garimpadas com afinco.      
   Promoveram até 2011 muitos eventos para divulgar a Musicoterapia em Belo Horizonte,  unidas em nome da AMT-MG - Associação de Musicoterapia de Minas Gerais e coligadas à UBAM - União Brasileira das Associações de Musicoterapia, trouxeram Musicoterapeutas de outros Estados pra falar sobre seus trabalhos e firmaram vários intercâmbios de conhecimento.
   A cada uma destas pioneiras devemos a conquista dos primeiros passos da Musicoterapia em nosso Estado. 
        A Musicoterapia é uma Ciência que só alcança sentido para o paciente quando está de mãos dadas com a arte. É esta especificidade que faz com que nosso paciente, para se expressar musicalmente, deseje de se superar, vencer suas barreiras e conquistar habilidades que julgava não possuir.       
       Na “hora H”, durante o fazer musical na sessão de Musicoterapia, o que o paciente quer é cantar, tocar e dançar... para se descobrir como Sujeito; pra falar de si; para interagir socialmente; para expressar conteúdos internos que ele mesmo desconhece ou para elaborar questões do seu viver, da sua história em construção. 
   Se, quando alcança este fim, que de imediato é fazer música, seu paciente conquista ganhos motores, cognitivos, interpessoais e sociais.... parabéns Sra/o. Musicoterapeuta!!!! Você fez o seu trabalho!!! É isto que vale para o seu paciente, afinal, você não é professora de música
   Cantar bem ou mesmo aprender a tocar um instrumento não é a demanda que traz o paciente ao seu encontro. Não é o que o fez buscar a Musicoterapia como tratamento.       Mas cantar e tocar...ele adora! Fazer Música é o que o motiva a se superar, a estender os braços mais adiante, a articular melhor os fonemas, a manter os olhos fixos em você... mesmo quando cada uma destas coisas simples exijam dele um grande esforço. 
      Muitas das profissionais que levantaram a bandeira da Musicoterapia em Minas Gerais seguem trabalhando seriamente, no que amam fazer e fazem muito bem: MUSICOTERAPIA!!!
    Algumas delas, com gosto pessoal por fazer ciência, buscam publicar seus trabalhos em congressos e eventos, produzindo  conhecimento construído através da sua própria   prática clínica, mas firmemente embasado em estudo e aprofundamento acadêmico.     Outras seguem trabalhando quase que anonimamente para a comunidade científica, mas são as grandes estrelas para cada criança, adulto, idoso e familiar; que graças ao trabalho destas profissionais, conquistam uma melhor qualidade de vida.       
      Eu tenho ORGULHO de fazer parte deste grupo e tenho a honra de dizer que cada uma das Musicoterapeutas Mineiras, são mais do que minhas colegas de profissão, são minhas caras AMIGAS !!!!

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.