16 de fevereiro de 2012

TERAPIA MUSICAL... MUSICOTERAPIA...

            A utilização da música na saúde está cada vez mais divulgada e reconhecida, um grande número de pesquisadores estão trabalhando neste tema.
            Pouco importa o nome dado ao trabalho, o que realmente interessa é a seriendade e responsabilidade com que ele é realizado!

  
Terapia musical pode curar cérebros danificados
09 de janeiro de 2012
De acordo com investigadores americanos, a terapia com base em música poderá ter um papel importante na cura de pacientes com lesões cerebrais, pois pode ajudar na criação de caminhos alternativos de discurso no cérebro, rodeando as zonas danificadas.
Os cientistas ainda estão à espera de dados sólidos que comprovem esta teoria, que parece funcionar em grande parte dos casos.
Michael De Georgia, diretor do Centro para a Música e Medicina da Universidade Case Western, em Cleveland, afirmou:
“É costume pensar que a música é uma coisa supérflua, e ainda ninguém entendeu o seu desenvolvimento do ponto de vista evolutivo. Nos últimos dez anos, começámos apenas a perceber a amplitude e difusão do efeito da música nos nossos cérebros. Estamos apenas a começar a entender o poder da música. Não sabemos ainda os seus limites”.
Lee Anna Rasar, terapeuta musical da Universidade de Wisconsin, afirmou ainda que, no final da Segunda Guerra Mundial, fisioterapeutas constataram que a música das big bands conseguia fazer com que os veteranos feridos se levantassem e caminhassem novamente.
Desde essa altura que os investigadores reconheceram um padrão consistente. Quando era oferecido um ritmo para andar, as pessoas com doença de Parkinson, vítimas de AVCs ou de outros danos neurológicos, conseguiam voltar a ganhar a capacidade de andar e sentido de balanço, funcionando cada batida como uma pista áudio que o cérebro usa para antecipar o tempo e regular os passos.
Os cientistas ainda estão a trabalhar nos pormenores do funcionamento desta terapia. Mas uma explicação provável pode passar pelo facto de que a música está representada em varias áreas do cérebro, enquanto que apenas duas regiões processam a linguagem. A música também tem tendência a “escavar” ligações neurológicas mais profundas entre os neurónios.
Através da música, os pacientes poderão aceder a informações armazenadas sobre palavras e utilizar as músicas para criar novas ligações de discurso.


Artigos relacionados

Um comentário:

  1. Se você é usuário de iPhone, pode estar se perguntando se existe uma maneira de espionar o telefone de alguém sem desbloqueá-lo. A boa notícia é que existe uma maneira de fazer isso, chamada PhoneSpy. espião iphone sem jailbreak é uma poderosa ferramenta de monitoramento telefônico que permite rastrear todas as atividades em um iPhone sem precisar fazer o jailbreak. Com o PhoneSpy, você pode ver todas as mensagens de texto, chamadas e dados de localização GPS do telefone de destino. Você também pode ver todas as fotos e vídeos feitos no telefone, bem como todo o histórico do navegador e informações de contato.

    ResponderExcluir

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.