3 de janeiro de 2012

Improvisação e Musicoterapia

“Toda a criatividade é, até certo ponto, uma forma de improvisação e toda a improvisação é, até certo ponto, uma forma de criatividade. Contudo, uma diferença essencial entre criatividade e improvisação é que, enquanto um compositor cria uma composição com uma lógica interna própria, um músico de jazz improvisa blues baseado numa progressão estandardizada de padrões harmónicos."1 ( Gordon p. 373).
No atendimento de Musicoterapia a improvisação é uma técnica muito usada e traz ganhos significativos para pacientes com diagnóstico variados.
Como muitos pacientes que buscam o tratamento musicoterapeutico apresentam distúrbios de comunicação e de linguagem, o uso do recurso pré- verbal,  presente nas atividades de improvisação livre, possibilita uma forma de expressar e elaborar  conteúdos internos.
Embora pareça uma atividade muito simples a improvisação livre requer habilidades arrojadas do sistema nervoso central, uma grande dose de criatividade e, se for praticada em grupo, capacidade de se perceber e perceber o outro.

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.