PROJETO MUSICANDO A ESCOLA - Musicoterapiabh no contexto da educação da Pessoa com Deficiência
O projeto Musicando a Escola surgiu da demanda de mães que conheceram o trabalho realizado no espaço Musicoterapia BH e solicitaram um projeto que pudesse alcançar os jovens dentro do período escolar no IMEPE.
A escola abraçou com carinho e a parceria Musicoterapias BH e IMEPE é um sucesso!
Foto na escola - Preparando para a Celebração Especial
Celebração Especial - Musicoterapia BH e IMEPE 2016
Teaser da Celebração Especial 2016! IMEPE e MusicoterapiaBH
A Musicoterapia foi apresentada a estas famílias que procuraram levar o projeto para a escoal IMEPE através de Neuropediatras, Psiquiatras infantis , Fonoaudiólogas, Terapeutas Ocupacionais e demais profissionais da saúde e educação que acreditam no trabalho da Musicoterapia realizado tanto em atendimentos individual como em grupo.
Boomwhackers - um recurso lúdico e musical que trabalha a tenção, morticidade e interação!
Após um tempo de parceria neste contexto clínico e sabedoras do benefício que a música estava proporcionando para suas crianças e jovens, estas mães nos solicitaram a implantação de um projeto dentro da escola de seus filhos. Assim em 2007 este grupo de mães se organizou de forma cooperativa para custear a implantação e manutenção do projeto Musicando a Escola, que vem sendo realizado até a presente data. Assim o IMEPE - Instituto Mineiro de Educação e Pedagogia, que atua no seguimento da educação de pessoas com necessidades especiais, conta com este diferencial, um trabalho de Musicoterapia no contexto educacional. Este trabalho tem como objetivo é ampliar a utilização da Música, do ritmo e da expressão corporal durante as atividades escolares, potencializando ganhos nas áreas cognitivas, motoras e relacionais. A percepção do alto grau de motivação e prazer que a Música proporciona para nossos alunos, por si só, já seria um ótimo motivo para implantação do projeto, mas nossos objetivos vão além, visando potencializar vários aspectos importantes e comuns ao grupo, que descritos abaixo constituem fruto de nossos estudos sobre o tema:
·Ampliar a percepção do ritmo interno e do ritmo externo dos participantes, a fim de melhorar sua organização espaço temporal.
·Abrir novos canais de comunicação para os participantes, criando novas formas de expressão para suas emoções e sentimentos. Estes aspectos são de suma importância, principalmente nas patologias onde aparecem distúrbios de linguagem.
·Trabalhar esquema e imagem corporal através da experimentação sensorial do fazer musical, estimulando a autonomia e reforçando o planejamento para as AVDs.
·Estimular a atenção (antecipação de movimentos), a memória, o vocabulário e a discriminação dos pares apostos (agudo/grave, forte/fraco e lento/rápido), visando trabalhar a cognição.
·Proporcionar experiências de improvisação vocal e exploração dos órgãos fono-articulatórios (OFA), visando uma melhora em sua comunicação e a redescoberta dos sons que é capaz de produzir.
TIBÚRCIO, Simone P. Musicoterapia e paralisia cerebral.
.In:
FONSECA, Luiz F, ;LIMA, Cesar L.A.(Org.). Paralisia
cerebral, neuroligia,
ortopediae reabilitação. 2ª Edição.
Estagiários e parceiros! O Projeto Musicando a Escola recebe estagiários, tanto na categoria de graduandos, graduados e pós graduados das áreas de interface com o trabalho realizado, sendo as mesmas: Bacharelado em Música, Licenciatura, Musicoterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Pedagogia. Estes estudantes e profissionais vivenciam durante este estágio muitas possibilidades de usar a música e seus elementos como forma de potencializar os ganhos junto a esta população, descobrindo maneiras de utilizar estes conhecimentos em suas práticas. Cada um deles compartilham e contribuem, aprendem e ensinam, trazendo para o grupo sua vivencia musical, ampliando cada vez mais o nosso repertório de sons, músicas, relacionamentos e amizade!
Matéria jornalística onde a Musicoterapeuta Karla Morais,
fala sobre o trabalho que é desenvolvido com as pessoas com Síndrome de Down :
Se ela toca? Tudo!!!! Tem o famoso "ouvido absoluto"!
Os alunos do IMEPE nos inspiram a criar muitos
materiais lúdicos e estratégias de intervenção,
nós AMAMOS esta galera!
Alguns dos momentos do projeto Musicando a Escola - IMEPE Musicoterapia BH Jogos Paralímpicos: setembro de 2016
Flashmobinclusivo Musicoterapia BH e Galeria AUT - Junho 2016
No mês de setembro de 2011 os pais e alunos da escola IMEPE assistiram com a Musicoterapeuta Simone Presotti ao show - VAMOS FAZER MÚSICA com
maestro Allegro e Trupe Legal!!! OProjeto Musicando a Escola não podia deixar de apoiar nosso parceiro Paulo Lobão que sempre marca sua presença noMarch on Stage!
Simone e a turma do IMEPE - Tem uma turma aí que já esta enorme!!!
Carnaval - 2014 - Nossa Escola de SAMBA!
Carnaval - 2014
March on Stage 2010
March on Stage 2016
V Encontro de Neuro-Ortopedia e Reabilitação na Infância e Adolescência
Simone Presotti Tibúrcio é Psicóloga formada pela PUC/Minas 1988 (CRP04 8052) e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem - Pós Graduada pela FAMIH/BH – 1998.
Graduada em Música pela UFMG - Bacharelado em Música com Habilitação em Musicoterapia ESMU - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Certificação em Musicoterapia Neurológica pela Robert F. Unkefer – Colorado – EUA. Aprofundamento no Modelo Benenzon pela Fundação Benenzon de Buenos Aires - Argentina (Nível 1).
Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e orientação familiar. No espaço Musicoterapia BH atende semanalmente pessoas de todas as faixas etárias para o trabalho de musicoterapia. Pioneira no trabalho de Musicoterapia em Minas Gerais, Estado onde atua desde 1988. Fundou, em Belo Horizonte, a AMT- MG / Associação de Musicoterapia de Minas Gerais, na qual fez parte de vários cargos e organizou eventos para divulgação do tema no período de 2001 a 2011.
Autora de artigos e capítulos em livros sobre Musicoterapia e Reabilitação Neurológica publicados em vários idiomas e palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Coordena os projetos: 1- Música para Crescer - com grupos inclusivos de estimulação pela música para crianças de 0 a 6 anos e seus pais e cuidadores. 2- Musicando a Escola – IMEPE, com crianças e adultos desde 2007, desenvolvendo trabalho de Musicoterapia Escolar. 3- Mães que cantam, encantam - trabalho gratuito desenvolvido com mães de crianças e adolescentes com necessidade especial em parceria com o projeto Cuidando de Quem Cuida e No Mundinho Azul.
Musicista profissional (OMB-14.810), toca vários instrumentos e compõe de forma livre e divertida.
Co- autora do livro e CD – Caracol e Cia que associa grafismo e música para a estimulação infantil.
Expert da Eduk, autora do curso Brincadeiras Educativas e do Blog Musicoterapia BH.
Coordena o Workshop Musicoterapia BH - Práticas sonoras e musicais e demais oficinas, que ministra regularmente em seu espaço com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da saúde e da educação com recurso criativos e consistentes sobre o uso da música.
Consultora e supervisora de projetos relacionados ao uso da música nas áreas da saúde e da educação.
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