19 de setembro de 2010

Dia do MUSICOTERAPEUTA - 15 de setembro.

                                                                2015

       Música para promover a INTERAÇÃO , alcançar a ATENÇÃO COMPARTILHADA , trabalhar a LINGUAGEM e vivenciar através da produção sonora CRIATIVA os aspectos primordiais da COMUNICAÇÃO: tópico (assunto), turno (reciprocidade) e prosódia (entonação)?

    Música para estimular a COGNIÇÃO  através jogos sonoros que proporcionam experiências de VOLIÇÃO, ação de desejar, escolher ou decidir e para desenvolver a EMPATIA, habilidade de compreender e acolher o desejo do outro?

       Música para ampliar a percepção SENSORIAL ao experimentar a produção sonora dos pares opostos: forte/fraco, rápido/lento e agudo/grave, favorecendo a construção dos CONCEITOS que irão alavancar a compreensão do entorno?

     Música para ser APRECIADO e RECONHECIDO, necessidade básica de todo ser humano e ainda mais urgente na infância?

         Mas qual é esta música?

 A MÚSICA que você cria com seu  MUSICOTERAPEUTA!





       https://www.youtube.com/watch?v=zpTX-P4gMa0&feature=em-upload_owner

                                                                       

No dia 15 de setembro, de acordo com a  Lei 7.177 de 30 de abril de 1991 (Projeto de lei número 386/88 do Deputado Moisés Lipnik) é comemorado o Dia do Musicoterapeuta.

A Federação Mundial de Musicoterapia define esta ciência como: “a utilização da música e/ou seus elementos por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.” 

Desde 1984, quando iniciamos o curso de graduação em Psicologia, já pensávamos em aliar o trabalho às formas artísticas de expressão humana. 

Sabemos que a Música faz parte da vida desde o útero, quando os sons ritmados do coração materno pulsando serenamente traz quietude... 


 Nosso contato com a Musicoterapia começou no  segundo ano da graduação, 1986 através de um curso ministrado pela primeira pessoa a usar a musicoterapia em Minas Gerais, a grande entusiasta Benedicta Borges de Andrade, conhecida como Didi, a quem agradecemos eternamente!

Didi

Nesta mesma época descobrimos que em alguns Estados do Brasil já existiam cursos específicos de graduação em Musicoterapia!!! 

    Mas por várias questões percebemos que naquela época a Psicologia, como uma profissão já regulamentada e fiscalizada pelo Conselho Federal – CFP, traria uma maior facilidade a entrada no mercado de trabalho, assim prosseguimos.


A partir daí nunca mais abandonamos os estudos sobre o tema, participando de cursos e eventos  em toda América Latina. Fosse como aluna, profissional ou palestrante, a Musicoterapia faz parte de nossas vidas a 29 anos. 

No anos de 2014 nós Musicoterapeutas tivemos mais uma conquista para a profissão, passamos a ter a inscrição no CBO – Código Brasileiro de Ocupações. O número que designa a profissão é 2263-05. A regulamentação da profissão e a formação de um conselho ainda são conquistas do porvir.

Em 2008 aconteceu a criação do curso de Bacharelado em Musicoterapia na ESMU- UFMG, do qual fazemos parte na condição de discente, afinal esta foi será uma conquista da qual de muitas maneiras fizemos parte e uma prova de confiança e credibilidade na profissão. Acreditamos piamente que os musicoterapeutas são os profissionais melhor habilitados para usar a música e seus elementos nos processos terapêuticos

          Sabemos também que a Música é um patrimônio da humanidade e a reconhecemos como inerente ás relações interpessoais. Consideramos como do âmbito do musicoterapeuta, orientar os demais profissionais das áreas da saúde e da educação para o melhor uso deste recurso, evitando assim as iatrogênias das quais esta ferramenta não se encontra isenta.

         Workshop para profissionais da áreas da saúde e da educação:

                                                 Saiba mais!

“ONDE CRUZAM MEUS TALENTOS E PAIXÕES COM AS NECESSIDADES DO MUNDO, LÁ ESTÁ O MEU CAMINHO.”
ARISTÓTELES




         Projeto Musicando a Escola - IMEPE, desenvolvido por Simone Presotti Tibúrcio desde 2007, na entrevista a Mt Karla de Morais, parceira e amiga! 


Outras entrevista:

Artigos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.